Está em análise na Câmara Municipal de Porto Alegre uma proposta de reformulação da legislação sobre mobilidade urbana. O texto, de autoria do vereador Jessé Sangalli (PL), atualiza a Lei Complementar nº 951/2022 e propõe substituições tecnológicas na sinalização de trânsito da capital, como a instalação de semáforos com temporizador visível e sistemas com energia ininterrupta.
A proposta inclui também a criação da “Onda Verde”, recurso que utiliza painéis informativos para orientar motoristas sobre a velocidade ideal, buscando evitar paradas sucessivas em cruzamentos. Isso deve impactar diretamente a eficiência viária, contribuindo para a diminuição do tempo de deslocamento e das emissões de CO₂.
Além das inovações tecnológicas, o projeto retira da legislação atual o trecho que garante prioridade ao transporte coletivo e aos modos de deslocamento não motorizado, como bicicletas e pedestres. Isso indica uma mudança no foco das políticas públicas, com maior atenção aos veículos individuais.
Por fim, o texto propõe a revogação da necessidade de revisar as normas que regulam o uso de aplicativos de transporte, além da elaboração do Mapa de Fluidez, anteriormente previsto para combater gargalos viários. A medida, se aprovada, poderá reestruturar profundamente os critérios de planejamento e circulação urbana em Porto Alegre.
Com a informação CMPA.



