A Secretaria Municipal de Segurança (SMSeg) de Porto Alegre determinou a interdição de 11 estabelecimentos comerciais, entre ferros-velhos e depósitos de sucata, localizados na região do 4º Distrito (ruas Voluntários da Pátria, Garibaldi, Comendador Coruja, Hoffmann e Moura Azevedo). A ação, realizada nesta sexta-feira, 17, foi originada a partir de um trabalho de investigação da Brigada Militar (BM) sobre atos atentatórios à segurança pública.
A operação foi deflagrada após a Prefeitura receber um ofício da Brigada Militar e do Ministério Público requisitando a interdição dos 11 estabelecimentos. Com base nisto, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Empreendedorismo (SMDETE) emitiu a ordem administrativa para a cassação do alvará de funcionamento e interdição total dos locais.
O cumprimento das interdições foi realizado pela Diretoria Geral de Fiscalização (DGF), com apoio operacional e de segurança da Brigada Militar e da Guarda Civil Metropolitana (GCM).
A medida visa coibir a receptação de materiais furtados como cabos e fios de cobre e o comércio irregular de mercadorias, problemas que têm contribuído para os altos índices de furtos e roubos na região. Os responsáveis pelos estabelecimentos interditados podem responder judicialmente.