Porto Alegre retoma obras da primeira de sete escolas paradas há mais de uma década
Pesquisar
Foto: Cesar Lopes/PMPA

Porto Alegre retoma obras da primeira de sete escolas paradas há mais de uma década

Emei Moradas da Hípica volta ao canteiro após 13 anos e deve atender até 224 crianças

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Porto Alegre deu início, nesta terça-feira (25), à retomada da construção da Emei Moradas da Hípica, no bairro Hípica — a primeira entre as sete escolas que permaneciam com obras paradas há mais de dez anos. A intervenção estava suspensa havia 13 anos e, agora, receberá um investimento estimado em R$ 6,3 milhões, sendo mais de 80% provenientes do município e o restante do Fundo Nacional de Educação.

Com prazo de 12 meses para conclusão, a escola terá capacidade para acolher 224 crianças em dois turnos ou 112 em período integral. O projeto prevê um conjunto completo de estruturas: oito salas de aula, pátio coberto, sanitários, recepção, secretaria, direção, sala de reuniões, almoxarifado, sala multiuso, laboratório, coordenação, refeitório, cozinha, lavanderia, vestiários e depósitos. A retomada inclui reforma geral, ampliações, demolições parciais e reforços estruturais definidos em novos estudos técnicos.

Ao anunciar a retomada, o prefeito Sebastião Melo destacou que ampliar o acesso à educação infantil segue como prioridade:
“Reduzimos o déficit de vagas em 40%, estendemos o horário das escolas, criamos gratificação para os servidores e qualificamos os espaços. Concluir obras inacabadas é mais um avanço para construirmos a Porto Alegre das nossas vidas”, afirmou.

O secretário municipal de Educação, Leonardo Pascoal, reforçou o impacto da paralisação dessas obras no atendimento à comunidade:
“Por mais de uma década, essas estruturas ficaram abandonadas, causando prejuízos e desperdício de recursos. Hoje viramos essa página e assumimos o compromisso de entregar todas as demais”, declarou.

Outras retomadas previstas

A Moradas da Hípica integra o pacote de sete escolas cujas obras serão retomadas até o final de 2026. Em setembro, foram publicados os editais para contratar as empresas responsáveis pela recuperação da própria Moradas da Hípica e da Emei Raul Cauduro, que já teve sua licitação homologada e deve iniciar as obras até o fim de 2025.

As outras cinco unidades em fase de análise ou elaboração de projetos complementares, com retomada prevista para 2026, são:

– Emei Colinas da Baltazar (Parque Santa Fé)
– Emei Jardim Leopoldina II (Jardim Leopoldina)
– Emei Clara Nunes (entre Restinga e Lageado)
– Emei Jardim Urubatã (Aberta dos Morros)
– Emei Loteamento Ana Paula (Restinga)

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.