Quatro pessoas são presas por furto e receptação de cabos da CEEE Equatorial
Pesquisar
Foto: Divulgação

Quatro pessoas são presas por furto e receptação de cabos da CEEE Equatorial

Em Tramandaí, uma dupla foi detida após moradores perceberem que um homem estava sobre um transformador e acionarem a Guarda Municipal

Compartilhe esta notícia:

Quatro pessoas foram presas nesta semana no Litoral Norte e na Região Metropolitana de Porto Alegre por envolvimento em furto e receptação de cabos da rede elétrica da CEEE Equatorial. Na quarta-feira (22), mais de 1,6 tonelada de cabos foi recuperada pela Polícia Civil durante fiscalização em uma empresa de comércio de metais, localizada em Canoas.

Policiais da Delegacia de Repressão aos Crimes contra o Patrimônio das Concessionárias e os Serviços Delegados (DRCP), com apoio do setor de inteligência da CEEE Equatorial, identificaram os materiais furtados. O estabelecimento foi um dos alvos da Operação Fios e Cabos, coordenada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP).

Ao todo, foram encontrados 1.681 quilos de cabos de alumínio e cobre pertencentes à rede elétrica da CEEE Equatorial. Também foram localizados cabos de empresas de telefonia e telecomunicações. Duas pessoas foram presas em flagrante pelo crime de receptação.

Furto no Litoral Norte

Na terça-feira (21), outras duas pessoas foram detidas em Tramandaí por furto de cabos de energia. Pela manhã, uma equipe da CEEE Equatorial flagrou os suspeitos na rua Rio de Janeiro. Um deles estava sobre um poste, manipulando o transformador para retirar os cabos

A dupla intimidou os técnicos da distribuidora e fugiu antes da chegada da polícia. A Guarda Municipal foi acionada e colheu relatos de moradores sobre a movimentação suspeita. Por volta do meio-dia, os indivíduos retornaram ao local para continuar o furto, momento em que foram novamente denunciados pela vizinhança. A Guarda Civil Municipal efetuou a prisão e os encaminhou à delegacia, onde o flagrante foi registrado.

Impacto para a sociedade

Entre janeiro e agosto de 2025, mais de 3.900 ocorrências de interrupção no fornecimento de energia foram registradas na área de concessão da CEEE Equatorial, causadas por furtos ou tentativas de furto de cabos da rede elétrica, em uma média de 16 casos por dia.

O Litoral Norte é uma das regiões mais afetadas por esse tipo de crime. Na noite de terça-feira (21), clientes dos municípios de Cidreira e Pinhal ficaram sem energia por várias horas após o furto de cerca de 60 metros de cabos. A equipe de manutenção foi acionada e o serviço foi restabelecido na manhã seguinte.

Casos como o ocorrido em Tramandaí podem ser prevenidos com o apoio da população. Denúncias podem ser feitas diretamente à polícia, pelo telefone 190, ou à Central de Atendimento da CEEE Equatorial: 0800-721-2333.

Legislação mais rígida

Conforme a Lei nº 15.181, sancionada em 28 de julho de 2025, os crimes de furto, roubo e receptação de fios, cabos e equipamentos utilizados no fornecimento ou transmissão de energia elétrica agora têm punições mais severas.

A pena para furto qualificado de materiais usados em serviços essenciais foi elevada para dois a oito anos de reclusão, além de multa. Em casos de roubo que comprometa serviços públicos essenciais, a pena passa a ser de seis a 12 anos de reclusão e multa.

Para o crime de receptação simples, a pena pode chegar a quatro anos de reclusão e multa. No caso de receptação qualificada, a pena é de até oito anos, mas pode ser dobrada se envolver bens ligados a serviços essenciais, podendo chegar a até 16 anos de reclusão e multa.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.