A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promove neste sábado (18/10) mais uma edição do Mutirão da Saúde. Com objetivo de incentivar o cuidado integral, prevenção e bem-estar da comunidade caxiense, a ação que terá foco na vacinação, na realização de consultas e exames, ocorre nas 48 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h às 17h.
A data do Mutirão também marcará o Dia D da Vacinação, ofertando avaliação e aplicação de doses para todos os públicos. “Estamos buscando promover o resgate de crianças e adolescentes que não possuem o cartão vacinal em dia, e pensando em conter a reintrodução do sarampo em nosso território, visto que os países do Mercosul e de fronteira estão enfrentando casos dessa patologia. A gente também pede à população adulta, que não tenha sido vacinada ou que não tenha comprovação vacinal da triviral, que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola, que procure uma unidade nesse dia. Também vai ser uma data alusiva ao Outubro Rosa e estaremos fazendo reavaliação do cartão vacinal das mulheres que procurarem as unidades, ofertando as vacinas do calendário do adulto”, informa Magda Teles, diretora das Vigilâncias em Saúde da SMS.
Serviços que serão ofertados durante o Mutirão da Saúde:
- Coleta de exame para rastreio do câncer de colo uterino (Papanicolau);
- Encaminhamento para mamografia (quando indicado) e orientação sobre exames preventivos;
- Testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ITS) com aconselhamento;
- Atendimento médico para adultos (clínico/geral);
- Atendimento odontológico básico (avaliação, limpeza e encaminhamentos);
- Campanha de Multivacinação para crianças, adolescentes e adultos;
- Aconselhamento de saúde do homem e da mulher, defesa de direitos e prevenção.
“Esse evento tem uma alusão especial ao Outubro Rosa. Nesse dia, as mulheres poderão buscar a unidade básica de saúde para a realização de coleta do preventivo, encaminhamento de mamografia, realização de testes rápidos, além de outras atividades. E esse ano o Mutirão será um pouquinho diferente. Ele também terá enfoque na saúde dos homens, que poderão buscar o serviço nas unidades básicas de saúde, para vacinação e realização de testes rápidos, além de, claro, de um olhar para a saúde do homem”, explica Juliana Argenta Calloni, diretora de Atenção Primária em Saúde da SMS.
A ação será aberta à comunidade e para participar é necessário levar somente um documento com foto, Cartão SUS e carteira de vacinação, para quem for se vacinar. A coleta para o Papanicolau, mamografia e testes rápidos serão realizados, assim como atendimento médico e odontológico conforme disponibilidade. Alguns serviços podem exigir encaminhamentos ou agendamento prévio no dia, respeitando os protocolos de biossegurança e privacidade.
Texto: Prefeitura de Caxias do Sul