O governador Eduardo Leite oficializou, nesta quinta-feira (18), a entrega de 264 viaturas e equipamentos destinados à segurança pública e à Defesa Civil do Rio Grande do Sul. A solenidade ocorreu em frente ao Palácio Piratini, em Porto Alegre, e contemplou órgãos como Polícia Civil, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Instituto-Geral de Perícias (IGP) e Defesa Civil.
O investimento, que ultrapassa R$ 87 milhões, foi viabilizado por diferentes programas e fundos estaduais, como o Plano de Investimento, Piseg, Funrigs e Fesp. Entre os recursos entregues estão viaturas tipo SUV, caminhões, motocicletas, embarcações, kits de análise pericial e equipamentos de radiocomunicação, que irão ampliar a capacidade de resposta das instituições em diversas frentes de atuação.
Segundo o governo, os equipamentos beneficiarão 68 municípios gaúchos, fortalecendo dez coordenadorias regionais e departamentos da Defesa Civil. Entre os avanços, a Polícia Civil ampliou seu número de viaturas e embarcações, enquanto o Corpo de Bombeiros passou a contar com quase 200 embarcações e uma nova aeronave em 2025.
As autoridades destacaram que a iniciativa reflete um compromisso com a redução da criminalidade e a ampliação da proteção da população. Nos últimos anos, o Estado registrou queda expressiva em roubos de veículos, celulares e homicídios, o que reforça o impacto dos novos investimentos para garantir um Rio Grande do Sul mais seguro.
Polícia Civil.



