Um esquema envolvendo armas de fogo, drogas e influência política levou à prisão do deputado estadual TH Joias (MDB-RJ), nesta quarta-feira (3). A investigação da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco-RJ) revelou a ligação do parlamentar com líderes do Comando Vermelho em comunidades da zona norte do Rio.
O deputado foi detido em um condomínio de luxo na Barra da Tijuca, zona oeste da capital. Conforme a apuração, ele teria intermediado a compra de fuzis e atuado em negociações de antidrones, adquiridos para barrar operações policiais. O grupo criminoso também movimentava grandes quantias em dinheiro, configurando lavagem de capitais.
A operação Zargun resultou na prisão de 14 pessoas até a manhã, incluindo traficantes, assessores parlamentares, policiais e o ex-secretário estadual Alessandro Pitombeira Carracena. No total, foram expedidos 18 mandados de prisão preventiva e 22 de busca e apreensão pela Justiça Federal e Estadual.
O TRF-2 determinou o bloqueio de bens, a suspensão de empresas ligadas ao esquema e a transferência de criminosos para unidades prisionais de segurança máxima. Em nota, a Alerj informou que tomou conhecimento da ação e acompanha o caso junto às autoridades.
Agência Brasil.



