A partir desta segunda-feira (1º), os proprietários de imóveis em Gravataí já podem quitar em parcela única o IPTU referente ao exercício de 2026. Pelo segundo ano consecutivo, os contribuintes terão a opção de pagar o imposto por Pix ou QR Code, inovação que garante confirmação instantânea da quitação e permite a emissão imediata de certidões, reduzindo burocracias e agilizando o atendimento ao cidadão.
Outra facilidade oferecida pelo município é o cadastramento para o IPTU Digital, que permite ao contribuinte receber o carnê diretamente por e-mail, de forma rápida, sustentável e sem necessidade de entrega física. O serviço pode ser solicitado neste link (gravatai.atende.net/autoatendimento/servicos/solicitacao-carne-iptu-online).
Os proprietários que optarem por pagar o IPTU em parcela única até o dia 12 de janeiro recebem 10% de desconto sobre o valor total. A outra opção é quitar o tributo em 10 parcelas mensais, entre fevereiro e novembro – sem desconto, neste caso.
“Gravataí vive um ciclo de desenvolvimento, resultado de gestão moderna, planejamento e parceria com quem acredita na nossa cidade. Nos últimos anos, avançamos em saúde, segurança e infraestrutura porque cada gravataiense tem feito a sua parte. O IPTU em dia permite que a cidade cresça com responsabilidade, garantindo novas escolas e unidades de saúde, mais espaços de lazer e obras estruturantes. Quando a comunidade pega junto, todo mundo ganha: investimos mais e construímos uma Gravataí que olha para o futuro com qualidade de vida e orgulho”, destaca o prefeito Luiz Zaffalon.
A modernização da cobrança do IPTU reforça o compromisso da administração municipal com a praticidade, a agilidade e a preservação do meio ambiente, pois reduz o uso de papel e o custo de impressão.
A utilização de soluções tecnológicas também tem trazido resultados concretos. Além de tornar o processo mais eficiente, gerando economia que retorna à população em forma de mais investimentos, houve aumento de 6% na adimplência e maior controle sobre os pagamentos, devido ao rastreamento digital.
Descontos por adimplência e IPTU Verde
Além do desconto para pagamento à vista, o contribuinte pode acumular benefícios adicionais:
• Quem pagou o IPTU 2025 em dia recebe 5% de desconto no IPTU 2026;
• Quem pagou o IPTU em dia nos anos 2024 e 2025 garante 7% de desconto;
• Quem pagou o IPTU em dia nos anos 2023, 2024 e 2025 recebe 10% de desconto.
Por fim, também têm direito a 10% de redução do imposto os proprietários que tenham se inscrito no programa IPTU Verde, pelo qual é preciso comprovar que o imóvel adota práticas sustentáveis, como:
• Captação de água da chuva
• Aquecimento solar
• Tratamento de efluentes
Confira o calendário de pagamento:
PAGAMENTO EM PARCELA ÚNICA
Até 12 de janeiro de 2026, com 10% de desconto
PARCELAMENTO EM 10X, sem desconto:
1ª parcela – 10 de fevereiro de 2026
2ª parcela – 10 de março de 2026
3ª parcela – 10 de abril de 2026
4ª parcela – 11 de maio de 2026
5ª parcela – 10 de junho de 2026
6ª parcela – 10 de julho de 2026
7ª parcela – 10 de agosto de 2026
8ª parcela – 10 de setembro de 2026
9ª parcela – 13 de outubro de 2026
10ª parcela – 10 de novembro de 2026
Texto: Prefeitura de Gravataí



