A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da comercialização, manipulação, divulgação e uso de todos os medicamentos manipulados pela Elmeco Serviços Farmacêuticos. A decisão, publicada na quinta-feira (23), também proíbe o hormônio Nesterone e os implantes de testosterona conhecidos como “chips da beleza”.
Segundo a agência reguladora, a medida foi tomada após a constatação de manipulação irregular e adulteração generalizada de todas as preparações estéreis da empresa. A Anvisa identificou falhas nas boas práticas de manipulação que representam risco significativo de contaminação microbiana e cruzada, comprometendo a segurança dos produtos.
A Elmeco informou, em nota, que já realizou as adequações exigidas e enviou um plano de ação à vigilância sanitária regional no último dia 15 para comprovar a regularidade de suas operações. A empresa manifestou discordância com a decisão da Anvisa e afirmou que tomará todas as medidas necessárias para esclarecer o caso.
Em relação aos produtos específicos, a Anvisa considerou o Nesterone irregular por não ter sua eficácia e segurança comprovadas. Já os implantes de testosterona foram suspensos devido à embalagem inadequada em frasco-ampola, sem estudos que validem a limpeza e esterilização corretas dos recipientes, o que representa alto risco de contaminação bacteriana.



