Após ciclone, temperaturas caem no Rio Grande de Sul e frio volta a predominar
Pesquisar
Foto: Divulgação

Após ciclone, temperaturas caem no Rio Grande de Sul e frio volta a predominar

As mínimas variam de 5°C a 15°C, enquanto as máximas oscilam entre 13°C e 24°C

Compartilhe esta notícia:

Um novo episódio de tempo severo marca a virada para o fim de semana no Rio Grande do Sul. A formação de um ciclone extratropical deve provocar chuva intensa, rajadas de vento que podem ultrapassar os 100 km/h e queda de temperatura em todas as regiões do Estado, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

De acordo com o meteorologista Danilo Siden, do Inmet, os efeitos do sistema serão sentidos até o início da manhã de sábado (8). A partir daí, o cenário começa a se estabilizar gradualmente. “Depois dos episódios de chuva e vento forte, deve ter uma redução significativa da temperatura no domingo”, explicou.

O fenômeno se origina da intensificação de uma área de baixa pressão sobre o Paraguai e o norte da Argentina. A previsão é de que o ciclone esteja totalmente formado na noite desta sexta-feira (7), posicionado entre as costas gaúcha e catarinense, segundo a Climatempo.

Com o avanço do sistema, há risco de chuva forte, granizo, descargas elétricas e ventos superiores a 100 km/h, principalmente nas regiões Norte, Litoral, Noroeste e Nordeste. O meteorologista alerta para possíveis transtornos, como destelhamentos e objetos arremessados pela força do vento.

Com o afastamento do ciclone, o domingo (9) será marcado pelo retorno do sol entre nuvens e pela chegada de uma massa de ar polar, responsável por derrubar as temperaturas em todo o Estado. As mínimas variam de 5°C a 15°C, enquanto as máximas oscilam entre 13°C e 24°C.

A segunda-feira (10) deve começar com sol e poucas nuvens em todas as regiões, mantendo o frio típico de pós-ciclone. A tendência, segundo os meteorologistas, é de que o tempo firme e as temperaturas baixas permaneçam ao longo dos primeiros dias da semana.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.