A Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU) de Porto Alegre anunciou mudanças na tabela horária de 21 linhas de ônibus e a desativação de outras três, consideradas de baixa demanda ou com itinerários sobrepostos. A medida integra o processo de otimização do sistema de transporte coletivo, baseado em análises de demanda e desempenho, com o objetivo de aumentar a eficiência da operação.
Neste fim de semana, a linha 110 – Restinga Nova via Tristeza, que estava suspensa temporariamente desde a semana anterior, voltou a operar normalmente aos sábados e domingos. Já na próxima quarta-feira (13), outras quatro linhas terão ajustes nos horários, que poderão ser revistos conforme a necessidade dos usuários. De acordo com a SMMU, os veículos serão remanejados para horários e trajetos de maior procura.
O secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, destacou que a medida busca manter a qualidade do serviço diante da queda na demanda. “Apesar dos investimentos desde 2022 para oferecer transporte mais qualificado, neste ano a demanda de passageiros não acompanhou o aumento da oferta, especialmente nos horários de menor movimento”, afirmou.
As linhas C1 – Circular Centro, C5 – Circular 4º Distrito/Moinhos de Vento e A18 – Alimentadora Chácara do Banco/Noite foram desativadas. A C1 registrava média de 11 passageiros por viagem em dias úteis e três aos sábados, com 19 partidas diárias. A C5 tinha média de três passageiros por viagem nos dias úteis, quatro aos sábados e dois aos domingos, sendo que metade das viagens dominicais ocorreu sem passageiros. Já a A18 possuía itinerário semelhante ao da linha A11 e registrava média mensal inferior a um passageiro por viagem, com metade das viagens sem passageiros.
Cinco linhas também terão substituição temporária do operador, sem impacto para os passageiros.
Os horários atualizados podem ser consultados no site linhas.eptc.com.br, no aplicativo 156+POA, além dos apps Cittamobi, Moovit, Lá Vem o Ônibus e TRI.
Com a informação PMPA.



