Setembro Amarelo: Programa em Porto Alegre promove campanha sobre saúde mental para jovens aprendizes
Pesquisar
Foto: Imagem Ilustrativa / Divulgação / Rafael Liota

Setembro Amarelo: Programa em Porto Alegre promove campanha sobre saúde mental para jovens aprendizes

Ação inclui rodas de conversa e atendimentos psicossociais

Compartilhe esta notícia:

No mês de setembro, campanhas e ações em todo o país alertam para a importância de cuidar da saúde mental. Adolescentes estão entre os mais vulneráveis, especialmente diante de quadros de depressão e ansiedade. Segundo o Ministério da Saúde, nos últimos 10 anos os atendimentos no SUS por transtornos de ansiedade cresceram 4.423% entre jovens de 15 a 19 anos.

Somando-se ao movimento Setembro Amarelo, a Demà Aprendiz, tecnologia social da Renapsi, realiza, entre esta segunda-feira (15) e a próxima sexta-feira (19), a campanha “Valorização da Vida – autocuidado e rede de apoio”. A iniciativa é voltada a 750 jovens aprendizes em situação de vulnerabilidade social de Porto Alegre e Canoas, participantes do programa Partiu Futuro Reconstrução. A proposta é estimular reflexões sobre saúde mental, autocuidado e fortalecimento de vínculos comunitários e familiares.

Durante a semana, os aprendizes terão atividades em sala de aula sobre bem-estar integral, prevenção e a redução das desigualdades, considerados fatores de proteção. Também estão previstas rodas de conversa e dinâmicas socioemocionais, que incentivam a escuta, o acolhimento e a construção de estratégias de enfrentamento coletivo.

Rede de apoio e prevenção

A coordenadora do Departamento Psicossocial da Demà Aprendiz no RS, Ester Melo, explica que os atendimentos psicossociais oferecem suporte imediato em situações de sofrimento emocional, prevenindo a evolução para comportamentos de risco. “Essas ações também buscam fortalecer fatores de proteção, como autoestima, vínculos sociais e senso de pertencimento, por meio de ações coletivas que ampliam a consciência sobre saúde mental e estimulam a valorização da vida”, afirma.

Desde o início do programa Partiu Futuro Reconstrução, em outubro de 2024, até agosto de 2025, a Demà Aprendiz já realizou 7.501 atendimentos psicossociais. O acompanhamento oferecido aborda questões emocionais e comportamentais, incluindo apoio a jovens em momentos de dificuldade e orientação a familiares, promovendo diálogo, compreensão e relações mais saudáveis.

Mais de três décadas de impacto

Com mais de 30 anos de atuação no Brasil, a Demà Aprendiz alia aprendizagem profissional e cuidado integral com a saúde mental, contribuindo para a construção de trajetórias de vida mais seguras e significativas. A metodologia inovadora combina capacitação técnica com acompanhamento psicossocial, reforçando a ideia de que a inserção no mundo do trabalho deve caminhar junto com o fortalecimento emocional e social dos jovens.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.