Grêmio e Internacional decidem o título do Campeonato Gaúcho de 2019 nesta quarta-feira, na Arena, às nove e meia da noite. Quarenta e nove mil pessoas devem acompanhar a partida no estádio, provocando a mobilização de um grande efetivo para garantir a segurança e a fluidez do trânsito na Zona Norte de Porto Alegre.
O monitoramento no entorno do palco da grande final do gauchão será feito por, pelo menos, quatrocentos homens. O tenente-coronel André Feliú, responsável pelo comando do 11º Batalhão de Polícia Militar da Capital, afirma que a ação integrada acompanhará de perto a movimentação desde as primeiras horas do dia.
“A preocupação do comando de policiamento da Capital é proporcionar máxima segurança para o evento. Bem como para todas as pessoas que moram junto àquela comunidade. Maior fluidez no trânsito, maior fluidez para as pessoas caminharem em direção à Arena, maior fluidez quando da chegada das delegações e da torcida visitante”.
O Grenal 420 é o primeiro clássico decisivo realizado em meio à semana em mais de duas décadas. A última vez que isso aconteceu foi na final do Campeonato Gaúcho de 1997, quando o Internacional venceu o Grêmio pelo placar de um a zero no estádio Beira-Rio, com gol do centroavante Fabiano. A eventual comemoração, seja de gremistas ou colorados, também será alvo de uma mobilização especial por parte da Brigada Militar. Ainda conforme o tenente-coronel André Feliú, o grande desafio no pós-jogo será a evacuação dos torcedores e o restabelecimento da normalidade nas ruas de Porto Alegre.
“Pós-jogo vai ser o momento em que vai ser decido durante a partida. Mas sim, a nossa preocupação com no pós-jogo na Arena sempre foi com a fluidez de trânsito. Os demais policiais militares que já estão de serviço na área também estarão mobilizados, os comandantes de batalhões, para unir esforços com seus efetivos, principalmente nos horários em que vai ter deslocamento em direção à Arena”.
[in_article]
A torcida do Grêmio contará com treze ônibus da linha Especial Futebol, a partir das seis e meia da tarde, para o deslocamento entre o Centro Histórico da Capital e a Arena. Os serviços de táxi, com ponto de embarque e desembarque na parte inferior do viaduto da BR-448, também serão reforçados.
Enquanto isso, os colorados iniciarão o deslocamento no estádio Beira-Rio. A torcida mista, que terá saída monitorada pela tropa de choque da Brigada Militar, ficará concentrada até às seis horas da tarde no shopping DC Navegantes. O Trensurb também é uma opção de transporte para os torcedores, que devem desembarcar na Estação Anchieta.
Quem optar por ir ao estádio de carro precisa ficar atento aos bloqueios de trânsito na região da Arena. A alça de acesso à BR-448 não estará mais disponível para o fluxo de veículos três horas antes da bola rolar. Já a partir das sete da noite, a Avenida AJ Renner terá sentido único em direção ao local da partida.
Após o jogo, quem estacionar no E1, com saída pelos portões 3, 4 e 5, e no E2, será direcionado obrigatoriamente para a BR-448, no sentido Porto Alegre – Canoas. Já os gremistas que deixarem o local pelos portões 1 e 2 serão direcionados para a Avenida Voluntários da Pátria. (Aristóteles Júnior | Band)



