A estabilização da fachada da Casa Azul, imóvel com risco de desabar e que fica na esquina das ruas Riachuelo e Marechal Floriano, no Centro Histórico de Porto Alegre, vai custar quase R$ 400 mil. A empresa Arquium Construções e Restauro foi contratada pela prefeitura da Capital para fazer o serviço.
Devido à condição da construção, o trânsito no local foi interrompido, com reflexos à mobilidade na região. A medida foi adotada há quase um ano, em maio de 2018. O contrato foi oficializado nessa segunda-feira (15) pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim).
[in_article]
A contratação ocorreu com Dispensa de Licitação, e a execução deve ser feita em até quatro meses. Município e os proprietários do imóvel foram condenados a fazer a restauração, em ação civil pública do Ministério Público estadual. O município tomou posse do imóvel.
A Casa Azul faz parte do inventário da cidade devido ao seu interesse histórico. Acordo no fim do ano passado definiu que os donos farão a revitalização orçada em R$ 1,3 milhão. Para isso, os valores foram bloqueados de contas da família, mas ainda não foram liberados, informou a prefeitura em nota em seu site. A prefeitura buscará o ressarcimento dos valores investidos na recuperação do imóvel, completou a Smim. (Jornal do Comércio)



