As condições climáticas de Porto Alegre nesse fim de semana, que promete ser de tempo instável, não assustam a organização do Acampamento Farroupilha. O evento, que começa nesse sábado, promete lotar de visitantes todos os piquetes do Parque Harmonia até o fim do domingo.
O presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Nairo Callegaro, ressalta que a organização espera a presença massiva do público ao longo dos primeiros dias da programação. A organização, que trabalhou durante meses na realização e montagem do espaço, é ressaltada como um dos pontos que asseguram a presença das pessoas.
“Também temos que levar em consideração, a colaboração dos bombeiros. Um corpo de vistoriadores grande, e eles também orientaram aquilo que seria cobrado. Foram liberando aquilo que estava em ordem, e aí fizeram o restante do rescaldo que faltou. Isso é muito bom porque quando todos nós nos unimos, quem está organizando, os participantes, os órgão públicos, os bombeiros, acho que a gente consegue vencer essas etapas sem traumas.”
Outra boa notícia é a liberação total dos piquetes que compõem o complexo instalado no parque antes mesmo da abertura dos portões ao público. Ao contrário do ano passado, quando houve problema na regularização dos espaços, todas as unidades já contam com o Plano de Prevenção Contra Incêndios emitido para 2019.
“A chuva sempre vai atrapalhar um pouco, mas eu acho que preparamos com tanto trabalho, carinho e dedicação que vai ser um grande dia no momento da abertura, da chegada da chama, dos primeiros shows que acontecerão gratuitamente no palco central. A população está esperando mais um ano de Acampamento Farroupilha, e acho que as expectativas vão se confirmar.”
Pelo menos 340 entidades culturais devem participar do acampamento, que contará com atividades artísticas para todas as idades. O Desfile Farroupilha, que é considerado o ápice da programação, deve movimentar as principais ruas da Capital Gaúcha durante a manhã do dia 20 de setembro. (Aristóteles Júnior | Band)



