Casas e apartamentos são sorteados aos moradores da Vila Nazaré
Pesquisar
Foto: Reprodução | Band RS

Casas e apartamentos são sorteados aos moradores da Vila Nazaré

Até outubro as famílias devem ser transferidas

Compartilhe esta notícia:

Mais um grupo famílias que serão realocadas da Vila Nazaré puderam escolher as novas moradias. Durante um sorteio, foram priorizadas as pessoas cadeirantes, com dificuldade de locomoção e também idosos. O ato aconteceu na sede do Departamento Municipal de Habitação e antes da abertura as pessoas já faziam fila na rua à espera do sorteio para as duas unidades habitacionais, Senhor do Bom Fim, no bairro Sarandi e a Irmãos Maristas, no Rubem Berta.

A Djenifer Lopes é cadeirante e mora a vida toda na Vila Nazaré. Ela foi a primeira a ser sorteada e já escolheu o número da casa nova: 11. Ela afirma que a expectativa é de que ela tenha mais liberdade e autonomia.

“Melhoria de vida né, porque a minha condição de cadeirante é complicada, quebra muito a cadeira com os buracos. Então acredito eu que vai melhorar a acessibilidade, a rua. Minha expectativa é que ela seja adaptada, acessível principalmente, para que eu mesma consiga fechar minha porta sem ter que esperar pelos outros.”

A senhora Cecília Borba tem 67 anos e é moradora da Vila Nazaré desde os oito. Ela conta que espera ansiosa pela mudança não só de local, mas também de vida.

“Estou contente e muito feliz que me chamaram, chego até chorar de tão feliz que eu fiquei. Quero muito sair de lá, é muito ruim por causa dos esgotos, é horrível. No quarto, se deixar a porta aberta não dá para aguentar.”

Em agosto foram entregues as primeiras 128 unidades, que ficam no Condomínio Senhor do Bom Fim. As demais 236 unidades do mesmo conjunto habitacional, assim como 480 unidades do loteamento Irmãos Maristas devem ser entregues até o fim de outubro. O diretor geral do Demhab afirma que a mudança dessas famílias significa a transferência de uma pequena cidade.

“Esse planejamento vem de algumas semanas e muita gente está acompanhando e sabe da transparência. A nossa preocupação é dar a transparência para esse processo e que esse ele funcione o mais rápido possível e com a maior liberdade para que as pessoas escolham o empreendimento, o local onde querem morar. Em um dos dois empreendimentos disponibilizados para isso. É a livre escolha deles dentro dessa possibilidade.”

Dessa forma, faltam ainda 818 moradias do Condomínio Irmãos Maristas para serem entregues, o que deve acontecer até o final do ano. Ao todo, são 1.662 unidades, entre casas e apartamentos, divididos nos dois condomínios. O reassentamento das famílias acontece devido a ampliação da pista do Aeroporto Internacional Salgado Filho. (Eduarda Oliveira | Band)

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.