Cerca de 20 agentes da Guarda Municipal de Porto Alegre participaram nesta segunda-feira, 28, de um treinamento de defesa pessoal contra ataques de arma branca. A capacitação teve o objetivo de instruir tecnicamente os agentes para o enfrentamento de situações urbanas envolvendo armas brancas, de forma a preservar a integridade física dos agentes, da vítima e da sociedade em geral, preservando vidas.
A instrução teve duração de mais de seis horas e foi ministrada pelos instrutores Sandro Roberto Meneses Santos e Claudio Gomes da Tiat Soluções. “Esses ataques costumam ser muito rápidos e perigosos. O foco desse treinamento é mostrar que, em uma situação dessas, é necessário adotar uma conduta preventiva, usando técnicas de menor poder de letalidade, como o uso do corpo para evitar a agressão letal com arma branca”, explica Meneses.
Para o secretário municipal de Segurança, Rafael Oliveira, o treinamento tático e operacional em técnicas policiais vai auxiliar nas ações do cotidiano em que os agentes atuam. “O objetivo desse treinamento é deixá-los alertas e preparados para detectarem situações de perigo e saberem como agir nestas ocasiões”, afirma. (PMPA)



