O Rio Grande do Sul permanece com quatro casos suspeitos de infecção por coronavírus, de acordo com o balanço divulgado pelo Ministério da Saúde na tarde desta terça-feira (04).
Conforme a Secretaria da Saúde do Estado, os monitoramentos ocorrem em Novo Hamburgo, Canoas (dois) e Morro Reuter. Todos apresentam estado de saúde estável e encontram-se em isolamento domiciliar até a melhora dos sintomas.
Os casos notificados por Novo Hamburgo (um homem de 54 anos) e por Morro Reuter (um menino de três anos) tratam-se de residentes da China que procuraram atendimento durante estadia no Rio Grande do Sul.
Já os pacientes de Canoas são um casal (ele de 65 anos e ela de 60) que viajou ao país da Ásia neste último mês. As amostras de todos foram encaminhadas para a Fiocruz, no RJ, um dos três laboratórios de referência nacional para análise do coronavírus.
Ao todo, até o momento, foram 12 casos notificados no RS. Além dos quatro ainda suspeitos, outros três foram descartados (por diagnóstico para influenza) e cinco foram excluídos por não atenderem a definição de suspeitos.
Brasil
O Ministério da Saúde informou que há no Brasil 13 casos suspeitos de coronavírus. O balanço contém dados até as 16h30min desta terça-feira. De acordo com a pasta, os casos estão no Rio de Janeiro (1), São Paulo (6), Rio Grande do Sul (4) e Santa Catarina (2).
Resultados
Os casos foram confirmados com base em análises laboratoriais que deram positivo para o 2019-nCoV. Já os descartados deram negativo para 2019-nCoV ou tiveram o diagnóstico confirmado para outras doenças.
Os sintomas da infecção por coronavírus são semelhantes ao da gripe comum, como tosse, espirro, e febre alta. Os casos mais graves podem chegar a pneumonia. (O Sul)



