A chegada de um novo integrante na família traz uma dúvida que pode ser dor de cabeça para alguns pais: como o bebê vai se chamar?
De acordo com a ARPEN Brasil (Associação dos Registradores de Pessoas Naturais), em seu Portal da Transparência do Registro Civil, Enzo Gabriel e Maria Eduarda foram os mais populares de 2019, já no ano seguinte, Miguel e Helena roubaram a cena no país. Apesar disso, cada região do Brasil tem as suas particularidades e nomes prediletos.
O perfil Brasil em Mapas, no Instagram, decidiu reunir os dados estaduais em uma única publicação e rendeu análises interessantes (e até engraçadas) sobre as escolhas de nomes dos brasileiros.
https://www.instagram.com/p/CU84y13DHXH/
Confira quais são as predileções de cada região do país e clique no nome para ver seu significado:
Norte
Na região norte, 2020 foi um ano recheado de pequenos nomeados de Arthur e Helena.
A opção masculina veio substituindo o posto de popularidade de João Miguel, em 2019, e traz como significado “um urso grande” ou “urso nobre”, sendo inspirado em histórias de guerreiros e até no famoso Rei Arthur.
Já Helena tira a primeira colocação de Maria Eduarda do ano anterior. Seu significado é atrelado a uma menina cheia de luz e o nome é inspirado na mitologia grega, aparecendo nas famosas histórias da Guerra de Troia.
Nordeste
Seguindo a tendência da região vizinha, o Nordeste recebeu muitos pequenos chamados Arthur em 2020, que tiraram o posto de queridinho de Enzo Gabriel do ano anterior. Já para o gênero feminino, Maria Cecília foi a escolha mais popular, mas Laura e Alice também aparecem reinando.
O composto Maria Cecília já era o favorito da região em 2019 e manteve a sua posição (será que isso muda este ano?). O seu significado remete a “senhora soberana e sábia” e traz inspirações bíblicas na sua origem.
Sul
Na região Sul, seguindo o ranking geral do país, Miguel e Helena foram os preferidos da vez para o ano de 2020.
A posição deles está intacta desde o ano anterior, mas para o gênero masculino, Miguel é o favorito desde 2016 . Esse nome traz em sua essência “aquele que se parece com Deus” e segue a tendência dos nomes de anjos.
Por sua vez, Helena ocupou o posto de Maria Eduarda, em 2018, e segue com a sua popularidade crescendo entre os sulistas, foram 4.877 registros só em 2020.
Sudeste
Assim como os vizinhos do Sul, o Sudeste segue as tendências do ranking do país, Miguel e Helena também foram os nomes mais populares em 2020.
Miguel era a opção predileta da região desde 2017, mas perdeu o posto para Enzo Gabriel, em 2019. Conseguiu retomar a sua posição no ano passado e segue com a popularidade crescendo.
Já Helena ocupou o lugar de Maria Eduarda, que era o nome queridinho desde 2015 e só no Sudeste, em 2020, teve mais de 13.000 registros.
E uma curiosidade: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro foram os estados que mais registraram bebês no Brasil em 2021.
Centro-Oeste
Sem nenhuma novidade, em 2020, Miguel e Helena também foram as opções preferidas para o Centro-Oeste.
Assim como nas regiões vizinhas, Helena veio tirando o lugar de Maria Eduarda, intacta no ranking desde 2015. E o nome masculino ocupou a posição de Joao Miguel, o favorito desde 2016, contando com mais de 3.000 registros.
Fonte: bebe.com.br



