Grande massa de ar frio vai derrubar as temperaturas e Porto Alegre terá semana incomum para novembro
Pesquisar
Foto: Joel Vargas / PMPA

Grande massa de ar frio vai derrubar as temperaturas e Porto Alegre terá semana incomum para novembro

Massa de ar frio vai impactar o Sul e o Sudeste do Brasil com noites frias para esta época do ano em Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro

Compartilhe esta notícia:

Da Metsul

Uma grande massa de ar frio de trajetória oceânica vai trazer uma semana incomum para o mês de novembro no Rio Grande do Sul e derrubar a temperatura em grande parte do Sudeste do Brasil com marcas nos termômetros abaixo a muito abaixo da média do que é normal para esta época do ano por vários dias seguidos.

A passagem de uma frente fria associada a um ciclone extratropical já derrubou a temperatura no Rio Grande do Sul durante o sábado com ocorrência de chuva e vento em diversas regiões. O ar mais frio que ingressou trouxe mínimas no começo deste domingo de 8,7ºC em Bagé, 10,5ºC em Canguçu, 11,1ºC em Canela, 11,4ºC em Dom Pedrito, 11,7ºC em Encruzilhada do Sul, 12,2ºC em Quaraí e Caxias do Sul, e 13ºC em Rio Grande.

A semana inteira que começa será marcada por noites de temperatura baixa para esta época do ano em diversas regiões do Rio Grande do Sul, notadamente no Sul e no Leste do estado gaúcho que vão sofrer mais os efeitos da massa de ar frio de trajetória marítima. Mínimas de um dígito devem ser esperadas todos os dias até ao menos o sábado.

Na segunda metade da semana, reforço com um grande bolsão de ar frio que vai avançar pelo Atlântico junto à costa do Sul do Brasil em direção à Região Sudeste vai prolongar o período de temperatura abaixo do normal para novembro.

Porto Alegre, por exemplo, pode ter mínimas de 12ºC a 13ºC nesta terça, 13ºC na quarta, e 13ºC a 14ºC na quinta, sexta e sábado. A média histórica das mínimas para novembro é de 17ºC. Na região metropolitana, marcas até 2ºC menores são comuns, assim que alguns pontos podem registrar 10ºC a 12ºC nas madrugadas mais frias dos próximos dias.

Na Serra, mínimas de um dígito serão recorrentes na semana e podem ser registradas marcas até abaixo dos 5ºC na segunda metade da semana nos Aparados, o que pode trazer geada fraca e isolada na região de São José dos Ausentes. Marcas de um dígito ou em torno de 10ºC serão frequentes na semana também na Campanha e fronteira com o Uruguai, além da Serra do Sudeste.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.