Retorno das aulas da educação infantil em Porto Alegre tem reforço na prevenção ao coronavírus
Pesquisar
Foto: Alex Rocha | PMPA

Retorno das aulas da educação infantil em Porto Alegre tem reforço na prevenção ao coronavírus

Alunos ou funcionários com sintomas devem ser imediatamente afastados das atividades presenciais

Compartilhe esta notícia:

As aulas da rede municipal de educação infantil de Porto Alegre recomeçaram nesta quarta-feira (09). Segundo a prefeitura, para tornar o ambiente escolar mais seguro, a SMS (Secretaria Municipal de Saúde) divulgou o documento de Prevenção de Surtos e Cuidados Relacionados à Covid-19.

Confira nossos perfis no Instagram, TwitterFacebook e e tenha acesso a todas nossas notícias.

O texto contém orientações e esclarecimentos sobre as medidas específicas necessárias para a proteção de trabalhadores e alunos em instituições de ensino, considerando a transmissibilidade da Covid-19.

Além da disponibilização de álcool 70% nas dependências das escolas, higienização frequente das mãos com sabonete líquido nos banheiros, limpeza das superfícies de uso comum e utilização obrigatória de máscaras adequadas por professores, funcionários e alunos a partir de 12 anos, o documento recomenda a busca ativa diária de sintomas de coronavírus.

Alunos ou funcionários com sintomas devem ser imediatamente afastados das atividades presenciais e procurar atendimento em uma unidade de saúde. Ao primeiro caso positivo, a escola deverá comunicar imediatamente a Coordenadoria de Saúde. Para o retorno às atividades presenciais de alunos ou funcionários que tiverem diagnóstico positivo de Covid-19, não deverá ser exigido novo exame ou atestado médico com essa finalidade. Para esses casos, basta que relatem ausência de sintomas e sigam o tempo de afastamento inicial.

Os sintomas a serem observados são: febre ou sensação de febre, cansaço, dor de garganta, tosse, cefaleia, coriza, diarreia, alteração no olfato ou no paladar, adinamia e mialgia. Em crianças, considera-se também obstrução nasal. A SMS realizará o monitoramento dos surtos na cidade, identificando e atuando ativamente em casos reincidentes ou de difícil resolução.

A secretária municipal de Educação, Janaina Audino, ressaltou a importância da volta às aulas para o desenvolvimento dos alunos. “Com os devidos cuidados e protocolos, é possível retomar as atividades com segurança. Esperamos com muitas expectativas o retorno de quase 30 mil crianças, de 0 a 5 anos e 11 meses, nas nossas 42 escolas próprias e nas 213 comunitárias”, afirmou. (O Sul)

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.