Comitê da ONU conclui que Lula teve direitos políticos violados e Moro foi parcial
Pesquisar
Foto: Reprodução | Twitter

Comitê da ONU conclui que Lula teve direitos políticos violados e Moro foi parcial

Órgão decidiu favoravelmente ao ex-presidente nas quatro denúncias feitas por sua defesa

Compartilhe esta notícia:

Depois de seis anos de análise, o Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) concluiu que o ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro foi parcial em seu julgamento dos processos contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Operação Lava Jato. O Comitê também concluiu que Lula teve os direitos políticos violados em 2018 ao ser impedido de disputar as eleições presidenciais daquele ano, que acabariam por eleger Jair Bolsonaro (PL).

Confira nossos perfis no Instagram, TwitterFacebook e e tenha acesso a todas nossas notícias.

A informação foi divulgada pelo jornalista Jamil Chade no portal UOL.

A defesa de Lula havia entrado com quatro denúncias no órgão da ONU e todas foram atendidas. São elas: a detenção de Lula pela Polícia Federal em 2016, em uma sala do aeroporto de Congonhas, considerada arbitrária; a parcialidade do processo e julgamento; a difusão de mensagens de caráter privado de familiares de Lula; e a impossibilidade da candidatura em 2018.

Segundo o jornalista, as recomendações serão publicadas nos próximos dias e podem anunciar medidas para reparar o dano imposto ao ex-presidente. O anúncio oficial do comitê da ONU deve ocorrer nesta quinta-feira (28).

A decisão é “legalmente vinculante” e, como o Brasil é signatário dos tratados internacionais, o Estado brasileiro tem, em tese, a obrigação de adotar as recomendações. Porém, na prática, o Comitê de Direitos Humanos da ONU não tem como obrigar os países signatários a cumprirem suas recomendações. (Sul21)

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.