Aluno acusado de racismo e de integrar grupo neonazista é expulso da UFRGS
Pesquisar
Foto: Divulgação | DCE UFRGS

Aluno acusado de racismo e de integrar grupo neonazista é expulso da UFRGS

O agora ex-estudante universitário também foi indiciado pela Polícia Civil por racismo qualificado

Compartilhe esta notícia:

Do Sul21

O reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Carlos André Bulhões Mendes, assinou nesta quinta-feira (14) o desligamento do estudante Álvaro Hauschild, até então doutorando em Filosofia na instituição. A expulsão é consumada meses após o Conselho Universitário (Consun), instância máxima da instituição, ter movido um processo disciplinar com a recomendação da expulsão do aluno.

Confira nossos perfis no Instagram, TwitterFacebook e e tenha acesso a todas nossas notícias.

Além da punição em ambiente acadêmico, o agora ex-estudante foi indiciado pela Polícia Civil por racismo qualificado. O caso veio a público em 2021, depois de denúncia de que Hauschild mandava mensagens para uma estudante branca, que namorava um estudante negro, e fazia comentários racistas sobre o relacionamento. Também foi denunciada a relação de Hauschild com grupos neonazistas.

“Mais do que uma grande vitória na UFRGS, a expulsão do neonazista é um exemplo para toda a sociedade, mostra que essa ideologia não pode ser tolerada, não podemos aceitar. O nazismo precisa ser combatido e punido”, afirma Tamyres Filgueira, coordenadora-adjunta licenciada do Núcleo de Estudos Africanos, Afro-brasileiros e Indígenas da UFRGS (Neabi-UFRGS).

“Ficamos muito felizes com a expulsão do neonazista. Desde o início nos mobilizamos pela expulsão, a comunidade acadêmica da UFRGS está de parabéns”, comemorou Érica Machado, estudante que coordena o Centro Acadêmico das Políticas Públicas (CAPP) e fez o primeiro abaixo-assinado pela expulsão de Hauschild, coletando mais de três mil assinaturas.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.