Sinal 5G começa a operar em Porto Alegre na sexta-feira; veja o que muda
Pesquisar
Foto: Jefferson Bernardes | PMPA

Sinal 5G começa a operar em Porto Alegre na sexta-feira; veja o que muda

Primeira cidade a receber foi Brasília; 5G oferece mais velocidade para baixar e enviar arquivo, redução do tempo de resposta e conexão estável.

Compartilhe esta notícia:

O conselheiro Moisés Moreira, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), informou nesta segunda-feira (25) que a internet 5G será ativada nesta sexta (29) em Porto Alegre, Belo Horizonte (MG) e João Pessoa (PB).

Confira nossos perfis no Instagram, TwitterFacebook e e tenha acesso a todas nossas notícias.

O 5G deve entregar mais velocidade para baixar e enviar arquivos; reduzir o tempo de resposta entre diferentes dispositivos; e tornar as conexões mais estáveis.

Brasília (DF) foi a primeira cidade do país a contar com o chamado “5G puro”, oferecido na faixa de 3,5 gigahertz, que oferece a maior velocidade. A previsão é que todas as capitais tenham o sinal ativado até o fim de setembro.

Moisés Moreira preside e coordena o Gaispi, grupo criado pela Anatel para cuidar da implantação da internet 5G. Também compõem o grupo as operadoras vencedoras da faixa leiloada e o Ministério das Comunicações.

O conselheiro explicou que vai convocar para a próxima quarta-feira (27) uma reunião extraordinária do Gaispi para formalizar a autorização para ativação do 5G em Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre.

Segundo Moreira, a Siga Antenado, entidade criada pelas operadoras Claro, TIM e Vivo, vencedoras da faixa de 3,5GHz do leilão do 5G, já concluiu a instalação de torres e de filtros para evitar interferência nessas três capitais.

Testes começaram a ser feitos nesta segunda-feira (25) e, segundo o conselheiro, não foi identificado nenhum impeditivo para a ativação do sinal nessas três capitais.

O sinal do 5G é liberado conforme a Siga Antenado comunica a Anatel sobre a conclusão da instalação de torres e de filtros. A entidade também precisa dar início à distribuição de kits de recepção do novo sinal das TVs parabólicas à população que tem direito (baixa renda). Estão sendo priorizadas, inicialmente, as capitais que demandam a instalação de menos filtros.

Prazos

Inicialmente, todas as capitais deveriam ter o 5G funcionando até 31 de julho, mas, devido a dificuldades logísticas para importação de equipamentos, o prazo foi estendido para 29 de setembro.

Para as demais cidades do País, o sinal do 5G puro deve chegar gradualmente, até 2029.

O 5G oferecido hoje por algumas operadoras utiliza frequências de 4G e antenas 5G, ou seja, não é o 5G puro. Por isso, não é tão rápido quanto será a nova tecnologia. (O Sul)

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.