Alerta! Frente fria trará nova rodada de tempestades, com chuva forte, vento e granizo
Pesquisar
Foto: Porto Alegre 24 Horas

Alerta! Frente fria trará nova rodada de tempestades, com chuva forte, vento e granizo

Centro de baixa pressão já provoca temporais nesta quarta enquanto na quinta frente fria avança pelo país com chuva e vendavais

Compartilhe esta notícia:

Da Metsul

Uma nova rodada de tempestades fortes a severas deve atingir o sul do país nesta quarta-feira. Segundo a Metsul Meteorologia, a previsão é de que tenhamos novamente a ocorrência de chuva localmente forte, granizo e vendavais, alguns potencialmente fortes e até intensos com risco de danos. A instabilidade intensa não vai afetar a maioria das cidades que foi castigada por tempo severo na segunda-feira, mas desta vez a área de risco é muito mais ampla e cobre vários estados em três regiões do Brasil.

O novo episódio de temporais terá como origem três sistemas meteorológicos. Dois centros de baixa pressão e uma frente fria. Uma área de baixa pressão se aprofunda muito no Paraguai e no Norte da Argentina nesta quarta-feira. Na quinta, este centro de baixa pressão já vai estar sobre o Atlântico, na costa do Rio Grande do Sul.

Também na quinta, o avanço de uma potente incursão de ar polar de alta pressão pela América do Sul vai aprofundar rapidamente outro centro de baixa pressão, este muito mais ao Sul, a dois mil quilômetros a Leste da costa da Patagônia. Essa segunda baixa, distante, organizará uma frente fria que será impulsionada pelo ar polar pelo Sul, o Centro-Oeste, o Sudeste e até o Norte do Brasil.

A frente fria, ao encontrar uma atmosfera aquecida em sua dianteira, e ainda com baixa pressão atmosférica, formará nuvens de grande desenvolvimento vertical, assim carregadas, com chuva localmente forte a torrencial, rajadas de vento fortes a intensas e ainda granizo.

O maior risco no avanço da frente, pelo deslocamento em linha e com grande divergência de temperatura entre as massas de ar, será vento. Projeta-se uma alta probabilidade de vendavais, alguns possivelmente severos. Mesmo a possibilidade de episódios extremos de vento isolados como downbursts ou tornados não pode ser descartada no avanço desta frente.

O risco de tempo severo será maior com os três sistemas meteorológicos no Noroeste e no Norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, parte do interior de São Paulo (mais a Oeste), no Mato Grosso do Sul e em parte do Mato Grosso (Oeste). A zona de maior perigo na quinta, entretanto, vai se concentrar no Paraná, Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, onde o potencial de tempo severom, especialmente por vendavais, vai ser maior.

Porto Alegre e região metropolitana

A quarta-feira será um dia de sol e nuvens na região metropolitana, assolada por tempestade severa na noite de ontem que espalhou destruição pelo vento e o granizo. O tempo muda com chuva no fim do dia e/ou começo da madrugada da quinta. A chuva pode ser por vezes moderada a forte e com trovoadas. Os últimos dados aumentaram o risco de temporal na área metropolitana, mas a probabilidade de repetição de episódio tão grave como o da segunda é difícil.

A chuva persiste na madrugada da quinta e pode se estender ao período da manhã, mas o sol reaparece no decorrer do dia acompanhado de nuvens com o ingresso de uma massa de ar frio. A chegada do ar frio se dará com vento que soprará moderado e por vezes com rajadas fortes que podem ficar entre 50 km/h e 70 km/h, trazendo muito baixa sensação térmica.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.