VÍDEO: Entenda a incrível nuvem que foi registrada na China e bombou na web
Pesquisar
Foto: Reprodução

VÍDEO: Entenda a incrível nuvem que foi registrada na China e bombou na web

Espetacular nuvem colorida no céu se formou sobre Haikou, uma cidade de dois milhões de habitantes no extremo Sul da China

Compartilhe esta notícia:

Da Metsul

Parece até fake, mas ocorreu. A imagem de uma nuvem com topo todo colorido viralizou na internet mundial nas últimas horas. O registro foi feito na China, onde se registra uma excepcional onda de calor e seca severa que causa até falta de luz em grandes cidades pela necessidade de racionamento de energia. Os vídeos e as fotos da nuvem já foram compartilhados ou curtidos milhões de vezes nas várias redes sociais.

A espetacular visão do céu se deu no início desta semana, quando uma vibrante “nuvem de lenço” ou Pileus na cor do arco-íris se formou acima de uma enorme tempestade. A nuvem impressionante se formou sobre Haikou, uma cidade de dois milhões de habitantes no extremo Sul da China.

O que ocorreu? Nuvem Cumulus ondulante surgiu no ar tropical quente e úmido sobre Haikou por volta do pôr do sol. Não foi o Cumulus, entretanto, que chamou atenção e sim a incrível formação que se ergueu acima dele, chamada de nuvem Pileus.

Pileus, às vezes chamado de nuvens de lenço, se formam no topo de uma nuvem Cumulus ou Cumulonimbus em crescimento. O ar que sobe rapidamente na corrente ascendente de um cumulus imponente empurra o ar mais frio acima dele, condensando a umidade ao longo do topo da corrente ascendente.

O Atlas Internacional de Nuvens da Organização Meteorológica Mundial (OMM) define uma nuvem Pileus como “nuvem acessória de pequena extensão horizontal, em forma de gorro ou capuz acima do topo ou presa à parte superior de uma nuvem cumuliforme que muitas vezes a penetra. Vários píleos podem ser observados com bastante frequência em superposição. Ocorre principalmente com Cumulus e Cumulonimbus”.

O resultado final de uma série de fatores na China foi um exuberante Pileus vestindo a nuvem vizinha como se fosse um boné colorido. A espetacular tonalidade do arco-íris que pintou o Pileus sobre a cidade chinesa de Haikou se deu por um fenômeno óptico chamado iridescência, que não tem nada de incomum em se tratando de nuvens. A luz do sol difrata através de gotículas de água e cristais de gelo nas nuvens, espalhando a luz em seus comprimentos de onda individuais.

Geralmente, o observador no solo enxerga apenas algumas cores de cada vez. Ocorre que a nuvem Pileus na cidade chinesa se formou no fim da tarde. O baixo ângulo do sol no horizonte e o tamanho do Pileus levaram a um fantástico e raro registro da coloração do arco-íris vívida sobre a nuvem.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.