Foi publicado nesta segunda-feira, 26, no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) o decreto 21.652 que institui o Plano de Segurança Viária Sustentável da Capital. O instrumento estabelece diretrizes de planejamento e metas para reduzir a acidentalidade no trânsito. São seguidos os propósitos de desenvolvimento sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em sua agenda 2030.
Confira nossos perfis no Instagram, Twitter, Facebook e Telegram!
“Este decreto chancela um trabalho que já estamos desenvolvendo em prol de mudança de conceitos e valorização da vida. A redução do número de mortos e feridos decorrentes dos sinistros de trânsito é um dos maiores desafios das grandes cidades atualmente”, destaca o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior
Entre os objetivos estão promover a segurança viária, incentivar modos mais seguros, estimular a valorização da vida, desencorajar comportamentos inseguros e garantir a acessibilidade e equidade no uso do espaço público de circulação.
“ Percebemos ao longo dos últimos anos uma redução no número de sinistros, fruto de uma mudança de comportamento evidenciada pela sociedade. Com o plano, vamos avançar ainda mais, pois temos metas bem definidas para intensificar a fiscalização, ações de educação e outras medidas que ajudarão não apenas na segurança viária, mas para uma cidade segura para todos”, afirma o coordenador de Assuntos Estratégicos da Secretaria de Mobilidade Urbana, engenheiro Marcos Feder. (PMPA)



