Dois eleitores do ex-presidente Lula (PT) foram alvo de violência política na madrugada desta quarta-feira (19) em Recife. Um aposentado de 75 anos teve a janela de sua casa, que continha uma bandeira do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e um adesivo da campanha do petista alvejada por tiros de arma de fogo, enquanto uma professora de 42 anos teve seu carro, que também tinha bandeira alusiva a Lula, atingido por disparos.
Os dois não se conheciam e moram a cerca de 700 metros de distância, no bairro do Ipsep, Zona Sul da capital pernambucana. Ambos os casos de violência política aconteceram pouco após a meia-noite.
Ao portal G1, o aposentado, identificado como Djalma de Souza Filho, revelou que seu carro também foi atingido pelos tiros. “Acho que quiseram atirar bandeira do MST, que está há 42 dias hasteada ao lado de um adesivo pequeno de Lula com Danilo Cabral. O primeiro tiro foi na janela que fica por trás da bandeira, ao lado do adesivo. Depois, eles deram ré no carro, chegaram bem no meio-fio da garagem, que tem um portão de ferro vazado, e atiraram na traseira do carro, estilhaçando o vidro traseiro”, declarou.
Veja o vídeo:
Eleitores de @LulaOficial têm casa e carro com bandeiras alvejados por tiros em Recife.
Violência politica aumentou com a ascensão do bolsonarismo no país. pic.twitter.com/lTRHTqm7Hy
— Adriano Nicotti (@adrianonicotti) October 21, 2022
A professora, por sua vez, identificada como Danieli Maria da Silva, conta que ficou sabendo do caso do aposentado quando foi prestar queixa na delegacia. “Quando acordei pela manhã, tinham atirado nos dois vidros. Como foi do lado da bandeira de Lula, imaginei que fosse alguma coisa relacionada a política. Meus filhos falaram que achavam que tinham atirado. Eu pensei que poderia ter sido pedra. Na minha rua, a maioria é eleitor de Bolsonaro. Cheguei na delegacia e vi que atiraram também na casa de um senhor”.
Os dois eleitores de Lula acreditam que os ataques tenham sido motivado por questões políticas, já que em ambos os casos os alvos foram janela e carro com adereços alusivos a Lula e à esquerda.
Em nota, a Polícia Civil de Pernambuco informou que os casos foram registrados como “dano/reparação” e que “as investigações foram iniciadas e seguem até esclarecimento”. (Revista Fórum)



