Novembro começa com geada, chuva congelada e neve inédita
Pesquisar
Foto: Prefeitura de Serafina Correa/Divulgação

Novembro começa com geada, chuva congelada e neve inédita

MetSul divulgou que Planalto Sul Catarinense teve chuva congelada e queda de neve em pleno primeiro dia de novembro e a um mês da chegada do verão

Compartilhe esta notícia:

A MetSul divulgou que novembro começou com precipitação invernal nas áreas de maior altitude do Sul do Brasil. Houve o registro de chuva congelada no começo da manhã em São Joaquim, no Planalto Sul de Santa Catarina. A temperatura hoje cedo desceu a 3ºC no município catarinense e a -0,4ºC na estação do Morro da Igreja, a 1.800 metros de altitude, na catarinense Bom Jardim da Serra.

A neve caiu no alto do Morro da Igreja, onde opera instalação de controle de tráfego aéreo da Força Aérea Brasileira (FAB). Registro feito por equipe da afiliada do SBT no alto do pico mostrou queda de neve no pico catarinense na manhã deste primeiro dia de novembro. A neve caía acompanhada de vento muito forte.

A ocorrência de precipitação invernal não é frequente no inverno e extremamente rara no mês de novembro, a um mês do começo do verão climático (trimestre dezembro a fevereiro).

É provável que tenha nevado em novembro nos séculos 18 e 19, no final de uma era climática conhecida como Pequena Idade do Gelo, mas nos últimos 100 anos não se tem nenhum dado ou documento histórico que mostre neve no Brasil em novembro antes de hoje.

Conforme o geógrafo Nilson Wolff, autor do livro “A Neve no Brasil”, o registro documentado mais tardio de neve no Brasil antes deste 1º de novembro de 2022 se deu no final de outubro. Foi, segundo anotações históricas, entre 19 e 20 de outubro de 1946 em São Francisco de Paula, no Rio Grande do Sul.

Se nevar uma vez na primavera já é raro, nevar duas vezes muito mais. A neve de hoje é a segunda ocorrência do fenômeno neste ano no Sul do Brasil. O primeiro evento se deu durante o final do dia 21 de setembro e a madrugada de 22 de setembro.

A MetSul não descarta a possibilidade de mais neve. Isso porque na noite de hoje e no início da quarta se espera que nuvens de desenvolvimento vertical avancem do oceano para o Nordeste gaúcho e o Planalto Sul Catarinense. As nuvens podem trazer precipitação que na atmosfera muito resfriada por se converter em chuva congelada e/ou neve.

Com isso, não se pode descartar a ocorrência de mais chuva congelada ou neve em cotas de maior altitude acima de 1.000 metros de altitude do Nordeste do Rio Grande do Sul e do Planalto Sul Catarinense. A chance é maior para o Planalto Sul Catarinense, onde as cotas de altitude são mais altas.

A massa de ar frio que cobre o Sul do Brasil é poderosa, excepcional em intensidade para esta época do ano e com força equivalente a dos meses mais frios do inverno como junho e julho. Está associada a um significativo e amplo centro de alta pressão que está no Nordeste da Argentina com 1034 hPa, favorecendo a incursão de ar polar de trajetória continental.

Fonte: Blogdojuares

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.