Vídeo mostra PM agredindo ciclista em via pública no RS; veja
Pesquisar
Foto: Reprodução

Vídeo mostra PM agredindo ciclista em via pública no RS; veja

Brigada Militar se manifestou sobre o ocorrido por meio de nota e afirmou que o caso será investigado através de inquérito policial militar

Compartilhe esta notícia:

Um vídeo de câmera de segurança mostra um policial militar agredindo um ciclista em via pública, em Camaquã. O episódio ocorreu durante uma abordagem, na noite dessa quarta-feira (30), no bairro Getúlio Vargas. (Assista no final da matéria)

Na gravação, registrada por volta das 22h35, é possível notar um agente da Força Tática indo em direção a um homem que está em uma bicicleta parado na rua e desferindo um tapa no rosto do ciclista. Com a força do golpe, o homem cai com o veículo.

Um outro brigadiano aparece no vídeo, mas não interfere na ação, que dura 35 segundos. Em seguida, os PMs entram na viatura e vão embora. O ciclista segue no chão e gesticula em direção ao veículo da Brigada Militar (BM). A identidade do homem não foi divulgada.

O vídeo já circula em grupos de troca de mensagens na rede social. A população aponta abuso de autoridade por parte do policial militar. A lei 13869/19 prevê pena de um a quatro anos de prisão e ao pagamento de multa, em determinados casos, para o agente público que praticar esse tipo de crime.

O comandante do 30º Batalhão de Polícia Militar (BPM), major Dilmar Oliveira, se manifestou sobre o caso por meio de nota enviada à imprensa nesta quinta-feira (1º). (Leia a nota na íntegra no final da matéria)

Oliveira destacou que o caso será investigado através de um inquérito policial militar, que também deve identificar os soldados envolvidos na abordagem e o autor da agressão. O major também repudiou o ato e afirmou que trabalha para evitar episódios semelhantes e manter a disciplina por parte de qualquer integrante do 30º BPM. No entanto, não detalhou a abordagem.

“NOTA PARA A IMPRENSA DO COMANDANTE DO 30° BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR

A respeito da ocorrência, que consta em um vídeo, a qual está sendo veiculado nas redes sociais na cidade de Camaquã, onde na data provável de 30 de novembro de 2022, aparece um policial militar deste Batalhão agredindo uma pessoa, este Comandante já tomou conhecimento dos fatos e de pronto adotou todas as providências de Polícia Judiciária Militar para o esclarecimento dos eventos, instaurando um inquérito policial militar onde serão apuradas todas as circunstâncias ocorridas e a identificação dos responsáveis pelas agressões.

Ressalta-se que este Comandante repudia todo o abuso e desvio de conduta por parte de qualquer integrante desta unidade, e que vem trabalhando dia a dia de forma correcional e motivacional para que sejam evitados casos como este e que a disciplina e a correta observância das leis são valores e atitudes que regem a nossa vida e a nossa profissão.

Dilmar Silveira de Oliveira
Major QOEM – Comandante do 30º BPM”

Fonte: Blogdojuares

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.