UFRGS demite professor suspeito de desviar verbas de programas de pesquisa
Pesquisar
Foto: divulgação

UFRGS demite professor suspeito de desviar verbas de programas de pesquisa

A demissão foi publicada na última quinta-feira (15), no Diário Oficial da União

Compartilhe esta notícia:

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul demitiu o professor da área da saúde Ricardo Burg Ceccim, que em 2016 foi preso pela Polícia Federal pela operação PhD. A demissão foi publicada na última quinta-feira (15), no Diário Oficial da União.

O professor era titular do Departamento de Saúde Coletiva da Escola de Enfermagem e era suspeito de desviar verba de recursos públicos de programas federais de incentivo à pesquisa.

A aplicação de demissão foi baseada em um processo concluído pela universidade, que diz que é proibido ao servidor público “utilizar pessoal ou recursos materiais da repartição em serviços ou atividades particulares” e em duas ocasiões que permitem a demissão: improbidade administrativa e aplicação irregular de dinheiro público.

A operação Phd, deflagrada pela Polícia Federal, investigou fraude, em 2016, na liberação de bolsas de estudo da UFRGS. Em 2019, o Ministério Público deunnciou 32 pessoas por envolvimento no esquema. Ceccim é um dos réus.

 

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.