As altas temperaturas registradas neste sábado (28) em todo o Rio Grande do Sul resultaram em chuva forte, acompanhada de queda de granizo, em municípios do sul do Estado nesta tarde.
Alguns pontos do interior de Pelotas foram atingidos pelo temporal e produtores rurais contabilizam os danos causados pelo granizo nas lavouras de fumo.
Houve queda de granizo na localidade de Grupeli e nos 4° e 7° distritos. Na Colônia Municipal, agricultores registraram em pluviômetros particulares 75mm de acumulado em poucos minutos de chuva, além de destruição em lavouras de tabaco. Em Arroio do Padre e na localidade de Taquaral, no interior de São Lourenço do Sul, o granizo também fez estragos. O temporal foi registrado ainda em alguns pontos de Canguçu e de Piratini.
A força dos ventos derrubaram árvores e postes de energia elétrica em diversos municípios, provocando obstrução de vias e falta de luz. Equipes da Companhia Estafual de Energia Elétrica (CEEE) Equatorial trabalham para restabelecer a energia em pontos atingidos pelas instabilidades no fornecimento do serviço.
Até as 19 horas, 86 mil clientes estavam sem luz na área de concessão da concessionária, sendo 57 mil na região Metropolitana, 15 mil no Sul e 7 mil no Centro-Sul. Os municípios mais atingidos são Porto Alegre (35 mil clientes sem energia), Eldorado do Sul (7 mil), Viamão e São Jerônimo (5 mil clientes sem energia cada). Na Capital, a zona sul é a mais afetada. Além disso, há pontos de alagamento em várias cidades do Estado.
A Climatempo previa temporais mais intensos, com rajadas de vento entre 40 km/h e 60 km/h e grandes acumulados de chuva, nas regiões centro-sul e sul do Estado durante o sábado. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de tempestade com severidade moderada válido das 12h17 de hoje até as 10 horas de domingo (29). Contudo, os volumes não seriam suficientes para terminar com a seca – apenas para amenizá-la.
Já no domingo, aumenta ainda mais a chuva pelo Rio Grande do Sul, com risco para temporais em todo o Estado, inclusive em Porto Alegre. Raios, rajadas de vento de mais de 60 km/h e queda de granizo devem acontecer em território gaúcho. Os maiores acumulados acontecem nas regiões norte e sul, mas não se descartam danos nas demais localidades. A precipitação acontece ao longo do dia, sendo mais forte à tarde e à noite.
Fonte: Blogdojuares



