Quem nunca se sentiu triste, irritado, cansado e frustrado com a vida, na rotina e nas relações. Estes sintomas podem estar sinalizando um quadro depressivo, e para isso você pode estar precisando de ajuda. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (2019) cerca 10,2% (16,3 milhões) de pessoas acima dos 18 anos apresentam depressão e se não tratadas podem permanecer por um bom período com a doença.
Em geral, as pessoas quando afetadas por esses sintomas começam a estranhar o seu corpo, as emoções e enfrentam uma grande alteração na rotina. Perdem o desejo de fazer algumas tarefas, apresentam uma mudança significativa no humor, dando maior espaço para sentimentos negativos como a tristeza, melancolia e irritação.
TRATAMENTO
Segundo o Psicólogo Clínico Tomás Treger Piltcher, diferente do que muitas pessoas imaginam, a depressão não é só tristeza, mas sim, um conjunto de sintomas que influenciam as nossas tarefas, relações e responsabilidades.
Infelizmente muitas pessoas passam a vida sem procurar ajuda para cuidar desses fenômenos e o quadro depressivo se mantém.
Mas o mais importante, saiba que existe tratamento para a depressão.
Portanto, após a identificação desses sintomas, a procura por um profissional da área da saúde mental é o mais recomendado para dar início ao tratamento.
Se você se identifica com alguns dos sinais abordados aqui, não deixe de procurar ajuda de um profissional especializado na área.
Para maiores informações entre em contato:
Tomás Treger Piltcher
Psicólogo Clínico
CRP 07/38480
tomas.aterapeutico@gmail.com



