O período de inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do primeiro semestre de 2023 está chegando ao fim. Os interessados têm até sexta-feira, dia 24 de fevereiro, para se inscreverem pelo site oficial do programa, utilizando o login da conta gov.br. São ofertadas nesta edição do Sisu 226.399 vagas em 128 instituições públicas, incluindo 63 universidades federais. Para participar, é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2022 e obtido nota acima de zero na prova de redação.
O estudante pode se inscrever em até duas opções de vaga e pode alterar as opções durante todo o período de inscrições, sendo considerado o último registro no sistema. Não é permitido se inscrever em mais de uma modalidade de concorrência para o mesmo curso e turno, na mesma instituição de ensino e local de oferta. O resultado da seleção será divulgado no dia 28 de fevereiro, com a lista de notas de corte.
O período de matrícula ou registro acadêmico para a instituição selecionada será entre os dias 2 e 8 de março, com dias, horários e locais definidos por cada instituição em seu edital próprio. O Sisu é um programa do Ministério da Educação (MEC) para acesso de estudantes a cursos de graduação em universidades públicas do país, distribuídas conforme a Lei de Cotas que reserva, em cada concurso seletivo para ingresso nos cursos de graduação, por curso e turno, no mínimo 50% de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
O programa também possibilita que o estudante manifeste interesse na lista de espera, que será aberta de 28 de fevereiro a 8 de março. O candidato deverá indicar apenas um dos dois cursos escolhidos anteriormente. No entanto, a manifestação de interesse na lista de espera assegura apenas a expectativa de direito à vaga ofertada no âmbito do Sisu. A publicação das vagas remanescentes para a lista de espera será feita pelas próprias instituições de ensino.
As notas do Enem também podem ser utilizadas para o acesso a outros programas, como o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudo em instituições privadas, e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que facilita o acesso ao crédito para financiamento de cursos de ensino superior. O MEC divulga editais específicos para cada um desses programas.
Na informação Agência Brasil.



