O cursinho popular Nubo está oferecendo mil vagas para estudantes de baixa renda que desejam se preparar para os vestibulares e Enem. Com inscrições abertas até a próxima sexta-feira (3), os interessados podem se candidatar através de um formulário online disponibilizado pela instituição neste link. As aulas serão realizadas de março a novembro, e o cursinho é totalmente gratuito e online, com horários flexíveis.
O Nubo é um projeto criado pelos preparatórios para o Enem e vestibulares Cursinho da FEAUSP, Cursinho da EACH-USP, CATS e Brasil Cursinhos, com o objetivo de democratizar o acesso à educação pública e de qualidade. Para se inscrever, o candidato precisa obedecer a alguns pré-requisitos, como estar no 3º ano ou ter concluído o ensino médio em escola pública. Não há limite de idade para participação.
Processo de seleção para o cursinho popular Nubo
A seleção ocorrerá em duas etapas: socioeconômica e de interesse. Na primeira, serão priorizados estudantes oriundos de escola pública e que estão cursando o 3° ano do Ensino Médio, e candidatas(os) com renda familiar bruta abaixo de três salários mínimos.
A prioridade das vagas são para alunos pretos, pardos e indígenas, transexuais e pessoas com deficiência.
Já na etapa de interesse, será avaliado a vontade efetiva dos estudantes em participar do cursinho. Durante 10 dias, os candidatos passarão por uma semana de imersão, com atividades específicas com a finalidade de avaliar as dificuldades de cada aluno.
A equipe Nubo orienta que antes das inscrições, os interessados acessem o edital para conferir maiores informações. O documento pode ser acessado clicando aqui.
Distribuição das vagas
– 70% são destinadas para estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas;
– 5% são destinados para pessoas transexuais.
O Cursinho Nubo também disponibiliza acesso ao Portal SAS, como plataforma pedagógica, simulados do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) e Unicamp (Universidade Estadual de Campinas); aulas ao vivo e gravadas, correção de redação modelo Enem; eventos, oficinas e rodas de conversas entre alunos, professores e coordenadores. (Catraca Livre)



