Foi realizado na tarde desta segunda-feira (6), às 17 horas, na sede da Promotoria de Justiça de Gravataí a entrega de celulares apreendidos em presídios para jovens da periferia. A ação é do Ministério Público com a prefeitura de Gravataí, a escola contemplada com 25 aparelhos será a Escola Municipal de Ensino Bom Jesus.
O processo de recuperação dos aparelhos baseia-se na higienização e formatação, a atividade ocorre no Laboratório de Projetos em Engenharia da Escola Politécnica, da PUCRS. A seguir, os equipamentos ganham carregadores e fones de ouvido, tornando-os aptos ao uso novamente.
A parceria surgiu no contato da Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia com a promotora de Justiça Ana Carolina de Quadros. O objetivo da ação é que os estudantes tenham acesso a tecnologia nas escolas.
Projeto
O projeto que leva o nome de Alquimia II, iniciou na pandemia, com o propósito de contribuir para o estudo remoto, já beneficiou municípios como Gravataí, São Borja, Bento Gonçalves, Santiago, Lajeado, Osório e Maquiné.
Através do Ministério Público, as universidades do estado adotaram um termo de compromisso se responsabilizando com a restauração dos aparelhos, são elas a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Universidade Regional Integrada (URI), Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí) e a Universidade de Passo Fundo (UPF)