O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com os prefeitos nesta segunda-feira (6), na Comitiva de Frente de Prefeitos (FNP). Além das negociações sobre os repasses da União aos municípios, também foi debatido formas de custear e garantir a manutenção do sistema do transporte público.
O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo e o vice-presidente da FNP, possuem um encontro agendado para a próxima segunda-feira (13).
Em 2022, a Capital Gaúcha custeou o transporte coletivo para pessoas com mais de 65 anos, essa ação foi realizada após grandes negociações feitas com o Ministério do Desenvolvimento Regional, que disponibilizou R$25 milhões. Baseado no valor projetado pela prefeitura, a quantia ficou abaixo dos R$70 milhões.
O presidente da Frente Nacional de Prefeito (PNP), Edvaldo Nogueira, destacou a importância do projeto para o financiamento de transporte de idosos. O projeto de lei 4392/21 que Cria o Programa Nacional de Assistência a Mobilidade dos Idosos em Áreas Urbanas (Pnami) garante por três anos, recursos federais para tarifas de pessoas com mais de 65 anos , e para custos baixos.



