Montenegro terá uma central de resíduos industriais
Pesquisar
Foto: Divulgação

Montenegro terá uma central de resíduos industriais

A instalação da Fundação em Montenegro deve atrair ainda mais indústrias para a cidade, já que o descarte de resíduos industriais é um serviço essencial para a continuidade da atividade empresarial.

Compartilhe esta notícia:

O investimento inicial realizado pela Fundação Proamb na cidade ultrapassa os R$ 10 milhões e irá transformar o município em referência nacional na triagem, processamento e disposição de resíduos industriais.

Resíduos industriais são considerados um problema ambiental grave, devido ao grande volume gerado diariamente e, principalmente, pela presença constante de materiais perigosos que oferecem alto risco ao meio ambiente e à saúde pública quando descartados em locais irregulares. A Fundação Proamb, que é originária de Bento Gonçalves, é a empresa líder em soluções ambientais no Rio Grande do Sul e está, de maneira estratégica, expandindo seus negócios visando fomentar o desenvolvimento econômico da região e alinhada com os objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Com investimento inicial ultrapassando os R$ 10 milhões, a instalação da Proamb em Montenegro é estratégica para as atuais indústrias da cidade, e, a médio prazo, o empreendimento deve integrar o novo complexo do Polo Integrado da Química, que vive boas perspectivas para 2023.

Montenegro passará para outro patamar no desenvolvimento industrial e no cuidado com o meio ambiente, tratando com responsabilidade o desenvolvimento sustentável das mais diversas empresas e dando a destinação final correta para os rejeitos que não tem mais condições de reaproveitamento. O empreendimento será instalado em uma área de 46 hectares, e irá gerar, em fase de construção 40 empregos DIRETOS e, na fase de execução, mais de 25 funcionários serão contratados.

Com capacidade de triar, reciclar e dispor cerca de 120 mil toneladas por ano, a Central de Resíduos em Montenegro será instalada com tecnologia alemã, onde células são montadas com diversas camadas de drenagem e impermeabilização, além de serem cobertas com galpões com total segurança, não havendo possibilidade de contaminação do solo ou das águas superficiais e subterrâneas.

A instalação da Fundação em Montenegro deve atrair ainda mais indústrias para a cidade, já que o descarte de resíduos industriais é um serviço essencial para a continuidade da atividade empresarial. “Se não existirem essas centrais no Estado, as empresas não têm o que fazer com os resíduos e dificulta muito o descarte regular dos rejeitos, fazendo isso de maneira errada e prejudicando de modo irreversível o meio ambiente”, avalia o presidente da Proamb, Neri Basso.

A Proamb após a realização do Estudo de Impacto Ambiental/RIMA e respectiva audiência pública, aguarda a revalidação da Certidão Municipal e posteriormente a emissão da Licença Ambiental, pela FEPAM.

Toda a implantação está de acordo com a legislação ambiental aplicável e segue as melhores práticas e técnicas de engenharia, estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.