A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) está promovendo um Mutirão de Negociação e Orientação Financeira para consumidores que possuem dívidas no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras modalidades de crédito em atraso com bancos ou financeiras. A campanha vai até o dia 31 de março e conta com o apoio da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senacon/MJSP). As negociações podem ser feitas diretamente no portal consumidor.gov.br ou com o banco ou financeira, com descontos e prazos especiais de pagamento oferecidos pelas instituições participantes.
A iniciativa visa ajudar os consumidores a renegociar suas dívidas e equilibrar suas finanças, principalmente em um momento de endividamento em todo o Brasil. No entanto, a Senacon alerta para a importância de evitar que as dívidas se perpetuem, especialmente para aqueles que já estão superendividados. Caso o consumidor esteja nessa situação, a recomendação é procurar o Procon mais próximo para pedir orientação.
No último mutirão, realizado em novembro de 2022, mais de 2,3 milhões de contratos foram renegociados pelos bancos, trazendo alívio financeiro imediato para os endividados. Para participar do mutirão, é necessário que o consumidor possua dívidas em atraso, excluindo aquelas que tenham bens dados em garantia, como veículos, motocicletas e imóveis.
Além do apoio dos Procons estaduais e do Banco Central, a página sobre o Mutirão Nacional oferece vídeos que mostram o passo a passo sobre como acessar o portal, encontrar a instituição e abrir o pedido de negociação. A Febraban acredita que essa iniciativa é de extrema importância para ajudar os consumidores a equilibrar suas finanças e sair do endividamento.
Com a informação Agência Brasil.



