A massa de ar quente que atua no Rio Grande do Sul desde o inicio do mês e vem garantindo sequencia de dias muito abafados no estado irá ganhar força em parte do Leste e Nordeste gaúcho. O domínio do ar seco e do sol ampliará o calor com projeção de marcas ainda mais altas de temperatura na região metropolitana de Porto Alegre, na Serra e nos vales.
Segundo a Metsul Meteorologia, a expectativa é de que a temperatura suba mais na segunda metade desta semana em Porto Alegre e cidades próximas. A propósito a temperatura mais alta de março até agora na Capital foi registrada na terça-feira (14), com 34,1°C, e ontem (15), quando fez 33,8°C.
Nos próximos dias, a projeção dos modelos indica uma sequencia de dias com marcas ao redor e acima de 35°C na região metropolitana. A máxima já alcança os 35°C nesta quinta-feira (16) na Capital com projeção de 37°C no vale do Sinos e Taquari. Na sexta-feira o calor se intensifica e pode fazer 36°C em Porto Alegre e máximas de até 38°C nos vales.
No sábado o calor segue, e a presença de nuvens acentuarão a sensação de abafamento, com máximas ao redor de 36°C. Entre o domingo e a segunda-feira haverá um novo pico de calor e a temperatura fica muito alta com intensa sensação de calor e desconforto. Neste período a tendência é de máximas ao redor de 37 a 39°C na região metropolitana e nos vales.
O calor em Porto Alegre e região só deverá ceder ao redor do dia 22 março com a passagem de uma instabilidade e a mudança na direção do vento. Portanto, o calor seguirá intenso e é provável que o mês termine com temperatura bem acima da média na região.



