No último final de semana, voluntários da ONG Mayday participaram de um curso de 3 dias de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC) na sede da organização, em Porto Alegre. Com o apoio de empresas privadas, a ONG trouxe 6 instrutores do Chile, com vasta experiência em desastres, para ministrar o treinamento. Durante o curso, os participantes aprenderam técnicas de gestão de crise, organização de equipe de busca, acesso a estruturas colapsadas, resgate com meios improvisados, entre outras. O objetivo do curso é nivelar os operadores de grandes desastres, seguindo um protocolo internacional do INSARAG.
Segundo Milton Pithan, diretor da Mayday, este curso é fundamental para agregar conhecimento aos voluntários e nivelá-los com outros operadores de grandes desastres em qualquer lugar do mundo. Com a certificação INSARAG, a equipe poderá atuar diretamente com a chancela da ONU em grandes desastres, tornando-se a primeira equipe brasileira autorizada para esse fim. A ONG Mayday foi criada para atuar em ajuda humanitária em grandes desastres e apoiar os órgãos públicos como defesa civil dos municípios e estados sempre que solicitados.
A Mayday sobrevive de doações, parcerias com órgãos públicos e privados e treinamentos para empresas que desejam qualificar seus colaboradores em resgate, gestão e liderança. Além disso, a ONG administra projetos como o Jovens Bombeiros, que ensina disciplina, honra, primeiros socorros e outras habilidades para jovens da região, sem custo para eles. Para quem quiser conhecer a sede, ela fica no Vida Centro Humanístico, na área da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social.
Em resumo, o treinamento em BREC da Mayday, com o apoio de instrutores do Chile, busca qualificar os voluntários para atuar em grandes desastres, seguindo um protocolo internacional do INSARAG. Com a certificação INSARAG, a equipe poderá atuar diretamente com a chancela da ONU em grandes desastres, tornando-se a primeira equipe brasileira autorizada para esse fim. A ONG Mayday foi criada para apoiar os órgãos públicos como defesa civil dos municípios e estados sempre que solicitados e sobrevive de doações, parcerias e treinamentos. Além disso, a ONG administra projetos como o Jovens Bombeiros.



