A 64ª edição da Paixão de Cristo do Morro da Cruz acontecerá na Sexta-feira Santa, dia 7 de abril, na zona Leste de Porto Alegre. O evento começa às 14h30 com uma missa no Santuário São José do Murialdo e às 15h30 começa a encenação, seguida pela procissão e o auto de fé, com um grande elenco de artistas profissionais. Moradores do bairro também participarão como soldados romanos e habitantes da Palestina. Alunos do bairro Restinga participarão da cena dos milagres de Cristo. O evento segue alinhado com a Campanha da Fraternidade 2023, com a temática “Fraternidade e Fome”.
O evento acontecerá em frente à igreja, na rua 1º de Março, esquina Vidal de Negreiros, seguido de procissão por mais de 1,5 quilômetro até o alto do Morro da Cruz, onde ocorre a encenação dos últimos momentos da vida de Jesus Cristo, finalizada com a crucificação e sua ressurreição. Algumas novidades foram acrescentadas este ano, como a ressurreição de Lázaro e a cena em que Jesus salva a mulher que seria apedrejada. Também haverá uma homenagem ao Papa Francisco pelos 10 anos de seu pontificado. Oito bailarinos da Cia Municipal de Dança de Porto Alegre participarão do evento em quatro intervenções coreográficas.
A realização é da Coordenação de Descentralização da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de Porto Alegre em parceria com o Santuário São José de Murialdo. O evento terá início às 14h30 com a Mensagem da Paixão, seguida pela bênção da macela e início da encenação em frente à Igreja às 15h30. A procissão sobe pela rua Santo Alfredo, com cenas de Maria, mãe de Jesus, e Verônica. A crucificação e ressurreição encerram o evento no alto do Morro.
As pessoas que pretendem participar do evento podem usar transporte público para chegar ao local. A rua Vidal de Negreiros ficará bloqueada da rua Saldanha da Gama para cima (1ª quadra a partir da Bento Gonçalves). A linha 344 – Santa Maria – a partir das 7h circula no sentido Centro-bairro pela rua Martins de Lima e no sentido bairro-Centro pelas ruas Clemente Pereira e Martins de Lima. A rua Santo Alfredo fica bloqueada a partir da rua 1º de Março para cima.



