Uma massa de ar frio está prevista para derrubar a temperatura no Rio Grande do Sul no final desta semana. Embora não seja tão intensa quanto as incursões de ar frio típicas do inverno, a chegada da massa de ar frio, segundo a Metsul Meteorologia, será responsável por uma queda acentuada da temperatura em comparação com o que vem sendo registrado no início desta semana. O início desta semana foi marcado por temperaturas acima da média no estado gaúcho, e a previsão é de máximas ao redor ou acima de 30ºC em muitos municípios.
A chegada da frente fria na quarta-feira (12) trará aumento de nebulosidade e chuva, mas não deve gerar volumes altos de precipitação na maior parte das cidades. O principal efeito da frente fria será fazer com que as temperaturas caiam acentuadamente a partir da quinta-feira em muitas cidades quando comparadas à primeira metade da semana. Locais que vinham de tardes seguidas com marcas ao redor ou acima de 30ºC terão máximas de 20ºC a 23ºC, portanto bastante agradáveis.
O Sul gaúcho e a Campanha, além da fronteira com o Uruguai e áreas próximas, devem ser as áreas mais afetadas pela chegada da massa de ar frio, com mínimas no final da semana e no próximo fim de semana em torno de 10ºC e mesmo abaixo em alguns locais. No entanto, a instabilidade e a nebulosidade devem impedir mínimas muito baixas ou geada em locais de maior altitude da Metade Norte gaúcha ou na Grande Porto Alegre.
Os dados indicam a possibilidade de um reforço de ar frio no começo da semana que vem com ar mais seco que traria madrugadas de temperatura mais baixa e a manutenção das tardes amenas. Com isso, a segunda metade de abril deve ter temperatura mais próxima da climatologia histórica com o costumeiro “clima de meia estação”.



