No final da tarde de domingo, 16 de abril, a chuva causou falta de energia na zona sul de Porto Alegre, além de derrubar árvores e causar danos em residências. A CEEE Equatorial trabalhou para normalizar o serviço em pontos específicos nos bairros Restinga, Lomba do Pinheiro, Aberta dos Morros, Ipanema, Ponta Grossa e Jardim Isabel, sem divulgar o número de clientes afetados.
Na Estrada Retiro da Ponta Grossa, pelo menos seis postes e uma dezena de árvores caíram devido à força do vento, bloqueando a via para veículos em diversos pontos. Moradores relataram o despencamento de cabos de energia, e o Corpo de Bombeiros trabalhou para remover uma árvore de grande porte que caiu na Avenida Edgar Pires de Castro, no bairro Restinga.
A Zona Sul de Porto Alegre foi a região mais atingida pelo temporal deste domingo. Outros bairros da cidade praticamente não tiveram ocorrências. pic.twitter.com/iuL9rwjPtj
— Porto Alegre 24 Horas (@portoalegre24h) April 17, 2023
Casa na Zona Sul de Porto Alegre vira uma cachoeira durante o temporal que atingiu Porto Alegre neste domingo. pic.twitter.com/ESVaJEViFH
— Porto Alegre 24 Horas (@portoalegre24h) April 17, 2023
TEMPO | Vídeo mostra a tempestade severa com granizo e vento de 108 km/h que atingiu o Sul de Porto Alegre. Vídeo de Júnior Silva no bairro Hípica. Leia mais sobre o intenso temporal em https://t.co/dGDZ41tS6R. pic.twitter.com/0FDUM00mOW
— MetSul.com (@metsul) April 16, 2023
Outros bairros, como Ponta Grossa, Serraria e Restinga, também sofreram danos em telhados e cercas de residências particulares. A Defesa Civil registrou pelo menos 25 ocorrências, principalmente destelhamentos.
A Prefeitura de Porto Alegre ainda informa problemas no abastecimento de água nos bairros Belém Novo, Restinga, Lajeado, Lami, Ponta Grossa, Hípica, Aberta dos Morros, Campo Novo, Vila Nova, Pitinga e Lomba do Pinheiro, devido à falta de energia elétrica nas estações de bombeamento, sem prazo para normalização até as 22h.
A RGE não reportou problemas no serviço nos municípios da Região Metropolitana e da Serra. Em Bento Gonçalves, a RS-431 foi bloqueada para a remoção de uma árvore que caiu na via.



