No dia 26 de abril, próxima quarta-feira, um asteroide com cerca de 400 metros de diâmetro, conhecido como 2006 HV5, se aproximará da Terra a uma distância de 2,4 milhões de quilômetros. Embora seja maior do que a Torre Eiffel e o Cristo Redentor, o objeto não representa perigo para a vida humana, de acordo com cientistas do Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (CNEOS) da NASA.
O asteroide faz parte de um grupo chamado de “objetos próximos à Terra” (NEOs), que inclui 31 mil corpos celestes que passam a menos de 48 milhões de quilômetros da órbita terrestre. Dentro desse grupo, existem objetos potencialmente perigosos com mais de 140 metros de diâmetro e que se aproximam da Terra a menos de 7,4 milhões de quilômetros.
Apesar do 2006 HV5 não representar perigo imediato, Paul Chodas, gerente do CNEOS, explicou que a designação “potencialmente perigoso” significa que, ao longo de muitos séculos e milênios, a órbita do asteroide pode evoluir para uma que tenha chance de impactar a Terra. No entanto, a probabilidade de que isso ocorra é considerada baixa pelos cientistas, que não avaliam possibilidades de impacto a longo prazo.



