A empresa Labornatus do Brasil teve a fabricação, comercialização, distribuição e uso de todos os seus produtos suspensos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nesta sexta-feira (21). A decisão foi tomada após uma inspeção sanitária na fábrica localizada em Marataízes, no Espírito Santo, identificar “falhas graves” na empresa, o que levou ao recolhimento dos produtos. A Labornatus é conhecida por vender vitaminas, minerais, chás, shakes, mel e derivados, alimentos funcionais, nutricosméticos e suplementos de academia.
A Anvisa informou que a decisão é preventiva e foi tomada após a inspeção sanitária realizada em conjunto com órgãos de vigilância sanitária do Espírito Santo. Durante a fiscalização, foram identificadas “falhas graves de boas práticas de fabricação”, incluindo questões relacionadas à documentação, estrutura física, higiene do estabelecimento e dos trabalhadores, controle de pragas, controle de qualidade da água, segurança de matérias-primas e do produto final, e Programa de Controle de Alergênicos, entre outros aspectos, conforme indicado em nota da Anvisa.
A Anvisa também destacou que os produtos da empresa não apresentam informações adequadas em suas rotulagens sobre a presença de alimentos que causam alergias alimentares, seus derivados ou sobre o risco de contaminação cruzada. A agência ressaltou que a não conformidade com as regras de boas práticas de fabricação pode impactar a qualidade e a segurança do produto final.



