Infelizmente, problemas de superlotação e defasagem de frota e linhas de ônibus são comuns em muitas cidades, incluindo Porto Alegre. Essas questões podem ser causadas por uma variedade de fatores, como aumento da demanda, falta de investimento em transporte público, atrasos na manutenção da frota e dificuldades financeiras das empresas de ônibus.
Recentemente, diversos relatos de usuários do transporte público da Capital têm chamado a atenção por motivos de superlotação em diversas linhas, principalmente nos horários de pico, diminuição do número de carros na frota e ônibus estragados.
O departamento de jornalismo do Porto Alegre 24 Horas entrou em contato com o Secretário de Mobilidade Urbana, Adão Castro Júnior, para saber quais as medidas que a pasta pretende tomar para sanar com os problemas e reclamações dos usuários e recebeu através de sua assessoria a seguinte nota:
“Sobre o transporte público, a Secretaria de Mobilidade Urbana informa que desde o ano passado, quando lançou o programa Mais Transporte tem promovido melhorias no atendimento e também na infraestrutura que atende o transporte público. De abril de 2022 a abril deste ano ingressaram na frota 120 novos ônibus, todos com ar-condicionado. Além disso, há a previsão que entrem na frota outros 80 ônibus também com ar-condicionado. Em relação ao atendimento do usuário do transporte, no ano passado foram reativadas 25 linhas em dias úteis e houve ampliação do atendimento tanto em dias úteis quanto aos finais de semana. Foram colocadas mais 1.346 viagens em dias úteis, 1.076 aos sábados e 906 aos domingos. A equipe técnica da SMMU/EPTC realiza a análise diária tanto da oferta quanto da demanda, sempre com o foco em melhorar o atendimento para o passageiro e atrair cada vez mais pessoas para o transporte coletivo. Reforçamos a importância do cidadão nos auxiliar nesse processo de qualificação do sistema ao registrar através do canal oficial de atendimento ao cidadão via 118 ou 156”, finalizou.
Programa Mais Transporte:
Lançado em abril de 2022 em Porto Alegre, o programa visa qualificar o atendimento do transporte público mediante o incremento da oferta e promover melhorias na infraestrutura que atende aos usuários do transporte coletivo.
“No ano passado tivemos uma retomada bastante significativa, ampliando a oferta com mais de 3,6 mil viagens. Houve também um incremento no número de passageiros, que passou de 13 para 14 milhões”, destacou o secretário.



