Uma jovem de 19 anos processou o Shopping Metropolitano Barra, no Rio de Janeiro, após denunciar ter sido vítima de assédio sexual durante o processo seletivo para uma vaga de emprego em uma loja do estabelecimento. A vítima registrou boletim de ocorrência e conseguiu a condenação do shopping, da loja e do recrutador responsável pelas mensagens a pagar uma indenização no valor de R$ 50 mil. A decisão ainda pode ser contestada pelos réus.
De acordo com o processo, a jovem adicionou seu currículo na seção “Trabalhe Conosco” do shopping e entrou em contato com os números de WhatsApp disponíveis. Ela recebeu mensagens de um homem que afirmou falar em nome do centro comercial e, durante a conversa, foi solicitado que ela enviasse fotos íntimas e aceitasse um “teste do sofá”. A vítima gravou as mensagens e conseguiu comprovar o assédio.
Em entrevista, a jovem contou que ficou abalada com o ocorrido, pois estava muito ansiosa para conseguir a vaga de emprego em um shopping. Ela relatou ter sido pega de surpresa com as solicitações e que, apesar das mensagens terem sido apagadas rapidamente pelo recrutador, ela conseguiu salvar as imagens da conversa em seu celular.
Na decisão, o juiz responsável afirmou que o assédio “extrapolou a esfera do simples aborrecimento” e causou constrangimento e situação aflitiva à vítima. O Shopping Metropolitano Barra divulgou uma nota de repúdio ao ocorrido, afirmando que repudia qualquer tipo de assédio ou violência e confia na Justiça.
Com a informação Revista Fórum.



