Semana com 4 dias de trabalho? Saiba como vai funcionar
Pesquisar
Foto: Freepik

Semana com 4 dias de trabalho? Saiba como vai funcionar

No Brasil, as empresas que desejam participar do teste terão até agosto para se inscrever e começar a se preparar para adotar o modelo em setembro.

Compartilhe esta notícia:

A partir do mês de junho, empresas brasileiras terão a oportunidade de participar de um experimento que testará a jornada de trabalho semanal de quatro dias. A iniciativa é liderada pela organização sem fins lucrativos 4 Day Week, em parceria com a brasileira Reconnect Happiness at Work, e seguirá até dezembro deste ano. As empresas interessadas em participar do teste poderão receber orientações e informações fornecidas pela Reconnect até o início do experimento, em agosto.

O modelo adotado pelo experimento une a manutenção dos salários, redução da jornada e aumento da produtividade, com a metodologia chamada de 100-80-100. Os indicadores de estresse da força de trabalho, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, resultados financeiros e rotatividade serão medidos durante o experimento, que contará com a metodologia elaborada pela universidade americana Boston College.

Cinco países já realizaram o teste: Emirados Árabes, Reino Unido, Bélgica, Islândia e Suécia. Em todos os casos, a redução da jornada de trabalho mostrou resultados positivos, incluindo o aumento da produtividade e satisfação dos funcionários. No Reino Unido, por exemplo, 92% das empresas que participaram do teste decidiram manter o formato de trabalho após a conclusão do experimento.

No Brasil, as empresas que desejam participar do teste terão até agosto para se inscrever e começar a se preparar para adotar o modelo em setembro. Embora haja um custo para participar do estudo, o valor ainda não foi definido. O objetivo do experimento é avaliar se a jornada de trabalho semanal de quatro dias pode ser uma opção viável para as empresas brasileiras e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores. Inscrições no site.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.