Os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtiveram nota acima de zero na redação terão uma nova chance de ingressar em uma universidade pública no segundo semestre deste ano. O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) realizará sua segunda edição, com inscrições abertas de 19 a 22 de junho, no portal Acesso Único ao Ensino Superior do Ministério da Educação.
Para garantir a possibilidade de matrícula em uma instituição pública de ensino superior, é necessário fazer a inscrição utilizando o CPF e senha no portal gov.br, plataforma de serviços digitais do governo federal. Durante o processo, o candidato poderá escolher até duas opções de cursos para o segundo Sisu de 2023, podendo realizar pesquisas de vagas por município ou curso de graduação de interesse.
Durante o período de inscrição, os candidatos poderão acompanhar as notas de corte das opções escolhidas e sua classificação parcial. Caso desejem, os inscritos poderão alterar suas opções de curso até o encerramento das inscrições, sendo considerada válida a última escolha feita. O resultado do Sisu será divulgado em 27 de junho, e os candidatos aprovados deverão providenciar a documentação para a matrícula entre 29 de junho e 4 de julho.
Aqueles que não forem selecionados terão uma nova oportunidade ao se inscreverem na lista de espera por uma vaga em universidades ou institutos públicos, caracterizando uma espécie de repescagem. O edital com todas as informações e regras do processo seletivo do Sisu ainda não foi publicado no Diário Oficial da União, mas espera-se que seja divulgado nos próximos dias. Em caso de dúvidas, os interessados podem ligar gratuitamente para 0800 616161.
Com a informação Agência Brasil.



